MPC-AM e TCE-AM realizam roda de conversa sobre “Inclusão, Capacitismo e Empatia”

MPC-AM e TCE-AM realizam roda de conversa sobre “Inclusão, Capacitismo e Empatia”

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, nesta quarta-feira (21), o Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) e o Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) realizaram Roda de Conversa com o tema ‘Inclusão, Capacitismo e Empatia’.

O evento, destinado aos servidores do TCE-AM, ocorreu no auditório da Corte de Contas e contou com apresentação musical dos artistas Paulo, Lucinho e Raimundo, do Instituto Juntos Somos Mais Fortes, e com a participação das palestrantes Najara Silva, especialista em acessibilidade em espaços públicos no Brasil, e Rosely Santana, psicóloga clínica com formação em Coaching Integral Sistêmico.

Na ocasião, o conceito de empatia foi enfatizado pelas palestrantes. Segundo Rosely Santana, a capacidade de se colocar no lugar do outro é essencial para que Pessoas com Deficiência (PCDs) sejam incluídas em sociedade. “Podemos entender a empatia racionalmente, como um conceito cognitivo, mas ser empático significa estabelecer uma conexão de emoção. E só podemos nos conectar com o outro por meio do desenvolvimento e do fortalecimento dessa empatia”, afirmou.

(Conforme publicação do MPC/AM - http://mpc.am.gov.br/?p=37616)

Imprimir