Procuradora do MPC-SP fala sobre “Financiamento da Educação e o Brasil como país do futuro” em congresso internacional

Procuradora do MPC-SP fala sobre “Financiamento da Educação e o Brasil como país do futuro” em congresso internacional

A Procuradora de Contas Dra. Élida Graziane Pinto, titular da 2ª Procuradoria do MPC-SP, integrou o segundo painel da manhã, ao lado de Breno Pires, repórter da Revista Piauí, e da Procuradora do MP de Contas de Minas Gerais Dra. Sara Meimberg, que presidiu a mesa. Na oportunidade, Dra. Graziane ministrou uma aula sobre o tema “O Financiamento da Educação e o Brasil como país do futuro”.

Antes mesmo de dar início à palestra, a Procuradora ressaltou a importância daquele evento, pois a perspectiva de conciliar o Direito Financeiro com a Cidadania é fundamental para o país que necessita rever suas regras fiscais, e assim elaborar um orçamento, cuja finalidade essencial seja a de cumprir a Constituição.

Ao abordar a necessidade de prioridade alocativa do Estado em prol da política pública de Educação, a representante ministerial revelou que possui um “profundo conflito de interesse” com esse tema e abriu seu discurso de maneira genuína. “Eu sou egressa da escola pública. Formei desde o ensino fundamental até o doutorado em escola pública. E mesmo durante a graduação, eu dependi de bolsa assistencial aqui na Universidade Federal de Minas Gerais. Morei na moradia universitária, me alimentei no ‘bandejão’. Sei o que é precisar de escola pública para ser o que eu sou hoje”, enfatizou Graziane.

(Conforme publicação do MPC/SP - https://www.mpc.sp.gov.br/procuradora-fala-sobre-financiamento-da-educacao-e-o-brasil-como-pais-do-futuro-em-congresso-internacional/)

Imprimir