O dispositivo de honra. Foto: TCE-AP.
Na noite de ontem, 22, a Associação Nacional do Ministério Público de Contas prestigiou a Sessão Especial de Posse dos Novos Dirigentes do Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE-AP). Na ocasião, representaram a entidade a Diretora Adjunta e Procuradora do Ministério Público de Contas do Estado do Amapá, Rachel Barbalho Ribeiro Silva, e o Diretor Adjunto e Procurador do Ministério Público de Contas do Estado do Pará, Stanley Botti Fernandes.
Felipe Rosa Cruz, Stephenson Victer, Stanley Botti Fernandes e Rachel Barbalho Ribeiro da Silva.Foto: Sergio Silva - SECOM TJ-AP.
Rachel Barbalho Ribeiro da Silva, Reginaldo Parnow Ennes e Antônio Clésio dos Santos. Foto: Sergio Silva - SECOM TJ-AP.
Realizada em Macapá, a cerimônia marcou a posse dos novos dirigentes para a gestão 2025-2026, sendo empossados como Presidente o Conselheiro Reginaldo Parnow Ennes, como 1º Vice-Presidente o Conselheiro Regildo Wanderley Salomão e como 2ª Vice-Presidente a Conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço.
Nova Mesa Diretora e Conselheiros do TCE-AP. À esquerda, o Procurador-Geral do MPC-AP, Antônio Clésio Cunha dos Santos. Foto: Max Renê/GEA.
Após a interpretação do Hino Nacional e da Canção do Amapá pela cantora Patrícia Bastos, acompanhada pelos músicos Edson Fabinho Costa e Nena Silva, o então Presidente do TCE-AP fez seu discurso de agradecimento, destacando os resultados alcançados ao longo de sua gestão e a importância do trabalho coletivo para o fortalecimento institucional. "Enfrentamos grandes desafios, mas sem esquecer do compromisso de buscar o desenvolvimento contínuo do Tribunal. Assim, superamos todos os obstáculos, permanecemos firmes e mostramos que é possível alcançar grandes conquistas mesmo em curto espaço de tempo", afirmou. Ele também ressaltou a conquista do Selo Diamante em Transparência pelo segundo ano consecutivo e iniciativas inovadoras, como a implementação do plenário virtual e o lançamento de totens de autoatendimento para facilitar o acesso aos serviços do Tribunal.
Regildo também aproveitou o momento para agradecer à família e aos pares pelo apoio em sua trajetória. Ao final, desejou sucesso à nova gestão e reafirmou sua confiança no futuro do TCE-AP, guiado pelos princípios da boa governança e pela busca por resultados que beneficiem a sociedade amapaense.
Na sequência, foi lido o Termo de Posse, recolhidas as assinaturas e feito o juramento pelos membros da Mesa Diretora. Em ato simbólico de transmissão da Presidência, foi realizada a troca do prisma de Presidente, tendo sido a entrega feita por Wanda Laura Parnow Ennes, mãe do Conselheiro empossado.
Algumas autoridades da mesa proferiram discursos, seguidos do pronunciamento do Presidente empossado. Entre elas, Antônio Clésio dos Santos, Procurador-Geral do MPC-AP, destacou a relevância do momento não apenas para a Corte, mas para toda a sociedade amapaense. Ele elogiou a gestão anterior e manifestou confiança na continuidade do trabalho com a nova liderança. Segundo o Procurador-Geral, a trajetória de Reginaldo reflete excelência e compromisso com a modernização do controle externo e o atendimento às demandas públicas. “O Dr. Reginaldo não é apenas Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, mas um Conselheiro do Brasil”, afirmou Antônio Clésio, enfatizando a projeção nacional do novo Presidente. Ele concluiu desejando sucesso na nova empreitada e reconhecendo o impacto que a atuação de Reginaldo trará à instituição e à sociedade.
Por fim, o Presidente empossado, Parnow Ennes, destacou o compromisso de modernizar a instituição e melhorar a gestão pública, com foco no impacto direto à população. Ele ressaltou a importância do uso de ferramentas tecnológicas, como inteligência artificial, para tornar o Tribunal mais eficiente, ágil e transparente, alinhado às melhores práticas nacionais e internacionais: “Assumo o compromisso de implementar novas tecnologias para modernizar nossos processos e garantir que as políticas públicas realmente cheguem à população, com resultados concretos”, afirmou.
Ele também expressou sua gratidão aos colegas, servidores, lideranças políticas e familiares que o apoiaram em sua trajetória, especialmente ao longo de sua atuação no Estado do Amapá. Reconheceu as conquistas das gestões anteriores e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho, promovendo avanços no controle externo. “A união de esforços é fundamental para construirmos um Amapá cada vez melhor, enfrentando desafios com responsabilidade e inovação”, completou o novo Presidente.
Após seu discurso, foi declarada encerrada a Sessão.
Confira as autoridades presentes no evento.
Mesa de Honra: O Conselheiro Regildo Vanderlei Salomão; a Primeira Vice-Presidente e Conselheira Maria Elizabeth Cavalcante de Azevedo Picanço; o Segundo Vice-Presidente e Conselheiro Paulo Roberto de Oliveira Martins; o Corregedor e Ouvidor de Contas, Conselheiro Reginaldo Parnov Enes; o Controlador, Conselheiro Amiraldo da Silva Favacho; o Conselheiro Michel Watt Arbe; a Conselheira Maria Brito Xavier Góes; o Procurador-Geral de Contas, Antônio Clésio Cunha dos Santos; o Governador do Estado do Amapá, Clésio Luiz Vilhena Vieira; o Ministro de Estado da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valdez Góes; a Presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, Deputada Aline Serrão; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, Desembargador Adão Carvalho; o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Amapá, Paulo Celso Ramos dos Santos; o Defensor Público-Geral do Estado do Amapá, José Rodrigues dos Santos Neto; o Senador da República Randolfe Rodrigues, Líder do Governo no Congresso Nacional; o Senador da República Lucas Barreto; o Deputado Federal Acácio Favacho; o Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Robert Valde Almeida; a Conselheira e Ouvidora Nacional do Ministério Público, Ivana Lúcia Franco Sei; o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil, Conselheiro Edilson de Souza Silva; o Presidente do Instituto Rui Barbosa, Conselheiro Edilberto Carlos Pontes Lima; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul e da Associação das Entidades Oficiais de Controle Público do Mercosul, Conselheiro Marco Peixoto; a Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Pará e Representante do Conselho Nacional dos Presidentes dos Tribunais de Contas, Conselheira Rosa Egídia Cristino Calheiros Lopes; a Presidente da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas, Conselheira Substituta Milene Dias da Cunha; o Suplente de Senador Josiel Alcolumbre, representando o Senador Davi Alcolumbre; o Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Amapá, Israel Gonçalves da Graça; a Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas do Brasil, Thaísse Craveiro de Souza Oliveira; o Secretário-Geral do Tribunal de Contas do Estado do Amapá, Damilton Salomão.
Estiveram presentes autoridades de diversos órgãos do país, entre eles, representantes dos Ministérios Públicos de Contas: o Procurador-Geral do MPC-PA, Stephenson Oliveira Victer; a Procuradora-Geral do MPCM-PA, Elisabeth Massoud Salame da Silva; o Subprocurador-Geral do MPTCU, Paulo Soares Bugarin; o Procurador MPC-PA Felipe Rosa Cruz; o Procurador do MPCM-PA Marcelo Fonseca Barros; o Procurador do MPC-MG Glaydson Santo Soprani Massaria; a Procuradora do MPC-AP Amélia Paula Gurjão Sampaio Freitas.
O público do evento. Foto: Max Renê/GEA.