Na manhã de hoje, 14, o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, representou a Associação e o Órgão Ministerial em encontro que reuniu Conselheiros de Tribunais de Contas de diversas regiões do Brasil, entre eles, o novo Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Conselheiro Durval Ângelo, e o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson de Sousa Silva.
As autoridades presentes no evento. 14 fev. 2025. Foto: Agência Minas.
Da Corte de Contas mineira, também estiveram presentes o Vice-Presidente, Agostinho Patrus, os Conselheiros em exercício Telmo Passareli, Licurgo Mourão e Hamilton Coelho; e o Conselheiro Substituto Adonias Monteiro. Também participaram o Vice-Governador de Minas Gerais, Professor Mateus, e o Advogado-Geral do Estado, Sérgio Pessoa.
O Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo; o Presidente da Atricon, Edilson Silva; o Presidente da Ampcon, Marcílio Barenco e o Conselheiro em Exercício do TCE-MG Licurgo Mourão. 14 fev. 2025. Acervo pessoal.
Realizada no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, a reunião contou com representantes da Atricon de oito Estados – Rondônia, Bahia, Sergipe, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Acre e Ceará –, além de Secretários e outras autoridades mineiros. Durante o evento, foi ressaltada a importância do trabalho conjunto entre os órgãos de controle para garantir a transparência e a eficiência na gestão pública.
Sebastião Carlos Ranna de Macedo, Mateus Simões, Durval Ângelo, Edilson Silva, Marcílio Barenco, Licurgo Mourão, Telmo Passareli e Hamilton Coelho.14 fev. 2025. Acervo pessoal.
No encontro, também foi abordada a importância da relação institucional entre os órgãos de fiscalização e o Governo de Minas Gerais, destacando iniciativas como o Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), que busca reduzir juros e alongar prazos, contribuindo para a melhoria da gestão financeira do Estado.
O Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo, na coletiva, e as autoridades presentes. 14 fev. 2025. Acervo pessoal.