O Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) será palco, nos dias 7 e 8 de julho, do “Seminário Cultura, Controle e Direito: troca de olhares, saberes e fazeres”, que contará com a presença de duas figuras centrais na institucionalidade brasileira na abertura: a Ministra da Cultura, Margareth Menezes, e a Ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia.
Realizado em parceria com o Ministério da Cultura e com apoio da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC-MG), entre outras instituições, o evento é voltado a gestores públicos, Procuradorias e Assessorias Jurídicas municipais, bem como órgãos de controle de Minas Gerais.
Esse encontro temático marca um passo importante no debate sobre o Marco Regulatório do Fomento à Cultura, sancionado em junho de 2024. A nova legislação estabelece um regime jurídico próprio e sensível às especificidades do setor cultural, oferecendo segurança jurídica e orientações práticas para sua aplicação em Estados e Municípios.
Para Marcílio Barenco, Presidente da Ampcon e Procurador-Geral do MPC-MG,
“A presença das Ministras confere ao evento não apenas prestígio, mas um sentido de compromisso público com a cultura como direito. Este é um momento emblemático: o novo Marco Regulatório do Fomento à Cultura exige diálogo, escuta e articulação interinstitucional. O seminário se torna, assim, espaço para troca de saberes, qualificação técnica e construção de segurança jurídica. Um esforço conjunto para consolidar a cultura como vetor de cidadania e de investimento público responsável.”
Serviço
Seminário Cultura, Controle e Direito: troca de olhares, saberes e fazeres
📅 7 e 8 de julho de 2025
🕗 8h às 18h
📍 Auditório Vivaldi – TCEMG – Av. Raja Gabaglia, 1305, Luxemburgo, Belo Horizonte
📌 Formato: presencial
Programação completa aqui