A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), representada pelo 2º Tesoureiro da entidade e Procurador-Geral do Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC-AL), Enio Andrade Pimenta, prestigiou a cerimônia de posse do novo Subprocurador do Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe (MPC-SE). O evento ocorreu nesta segunda-feira, 20/10, e marcou um momento histórico para a instituição sergipana, que ampliou seu quadro de membros após mais de duas décadas.
Enio Pimenta, Brício Melo, Susana Azevedo, Eduardo Côrtes e João Augusto Bandeira de Mello. Foto: TCE-SE
O novo Subprocurador, Brício Luís da Anunciação Melo, passa a integrar o Colegiado ao lado do Procurador-Geral, Eduardo Côrtes, e do Procurador João Bandeira de Mello, fortalecendo a atuação do MPC-SE junto ao Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE-SE).
Enio Pimenta, Brício Melo, Eduardo Côrtes e João Augusto Bandeira de Mello. Foto: TCE-SE
O Procurador-Geral do MPC-SE, Eduardo Côrtes, durante sua fala. Foto: TCE-SE
Durante a solenidade, o Procurador-Geral do MPC-SE, Eduardo Côrtes, destacou que o reforço no quadro funcional representa um avanço expressivo para a efetividade do controle externo.
“Isso permite que a gente possa retomar com força a nossa atuação em todos os processos, dando uma efetividade maior na atuação do próprio TCE. A partir de agora, com a recomposição do quadro, poderemos aumentar a produtividade e garantir respostas mais rápidas à sociedade”, afirmou.
A Conselheira Presidente do TCE-SE, Susana Azevedo, duarante sua fala. Foto: TCE-SE
A cerimônia foi presidida pela Conselheira Presidente do TCE-SE, Susana Azevedo, que destacou a relevância da ampliação do quadro do Ministério Público de Contas.
“A posse do Doutor Brício Melo é motivo de grande satisfação para esta Casa. Sua chegada simboliza a renovação de um órgão que tem papel indispensável para o bom funcionamento do controle externo. O Ministério Público de Contas, com sua atuação independente e técnica, é essencial para assegurar a boa aplicação dos recursos públicos e a transparência na gestão”, afirmou.
O novo Subprocurador do MPC-SE, Brício Melo, durante sua fala. Foto: TCE-SE
Em seu discurso de posse, o novo Subprocurador ressaltou a importância do momento e a responsabilidade de assumir o cargo.
“O sentimento é de realização de um sonho. Depois de tantos anos de estudo e dedicação, viver esse momento é, sem dúvida, a concretização de um objetivo muito especial. Mas, mais do que isso, sinto que se trata também de uma missão, um compromisso com a sociedade”, declarou.
E completou:
“O Ministério Público de Contas deve atuar como um verdadeiro indutor de políticas públicas, sempre pautado pela economicidade, eficiência e pelo retorno efetivo à população. Nosso papel é orientar, fiscalizar e colaborar com os Municípios, promovendo o bom uso dos recursos públicos e contribuindo para uma gestão mais justa e eficaz.”
Palavra do Presidente
O Presidente da Ampcon, Marcílio Barenco, parabeniza, em nome de toda a entidade, o Subprocurador Brício Luís da Anunciação Melo pela posse:
“A atuação do Dr. Brício certamente contribuirá para o fortalecimento do Ministério Público de Contas de Sergipe e para o aprimoramento do controle externo em todo o país. Em nome da Ampcon, desejo-lhe pleno êxito nessa nova etapa e coloco a entidade à disposição para seguir colaborando pelo fortalecimento institucional do sistema de controle.”
A realização do concurso público que viabilizou a posse do novo Subprocurador é considerada um marco para o MPC-SE, refletindo o compromisso com a modernização, a meritocracia e a transparência na seleção de novos membros.
Fontes: MPC-SE e TCE-SE