AMPCOM e MPC-PA promoveram I Encontro de Corregedorias e Ouvidorias dos Ministérios Públicos de Contas

AMPCOM e MPC-PA promoveram I Encontro de Corregedorias e Ouvidorias dos Ministérios Públicos de Contas

Promovido pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON) e o Ministério Público de Contas do Pará (MPC-PA), o I Encontro de Corregedorias e Ouvidorias dos Ministérios Públicos de Contas ocorreu entre os dias 29 e 30 de agosto, em Belém.

O evento, por meio de palestras e debates, teve como foco o papel fundamental exercido pelos órgãos de Correição e Ouvidoria dos MPCs, que ganham cada vez mais visibilidade, dada as demandas de transparência, comunicação e prestação de serviços à sociedade e ao cidadão.

O primeiro dia do encontro foi marcado pela realização de reuniões entre membros da AMPCON e CNPGC, mesa de abertura com fala das autoridades e palestra do Procurador Federal, Dr. Gilberto Walle Júnior.

No dia 30, o presidente da AMPCON, José Américo participou como debatedor do painel “Ouvidorias do MPC: estruturação, boas práticas e relevância institucional”.

As atividades foram encerradas com a leitura da “Carta de Belém” e a palestra de encerramento ficou a cargo do representante da Transparência Internacional, Dr. Dário Cardoso.

Após o evento, o Presidente da AMPCON José Américo da Costa Júnior, manifestou suas impressões sobre os resultados alcançados: “Quero registrar, primeiramente, a enorme satisfação pela acolhida calorosa e afetuosa em Belém-PA, e, do mesmo modo, o sucesso desse evento sobre Corregedorias e Ouvidorias, histórico, com membros e servidores de todas as regiões do país, certamente o primeiro de muitos que virão, a fim de aprimorar institucionalmente o Ministério Público de Contas, resultando, como marco significativo da relevância desse encontro, a Carta de Belém, em que conclamamos os diversos MPCs a implantar e fortalecer as respectivas Corregedorias e Ouvidorias.”, finalizou Américo.