“Ética: Principais Conceitos e Abordagens” é tema de palestra no MPC-PA

“Ética: Principais Conceitos e Abordagens” é tema de palestra no MPC-PA

Membros e servidores do Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) participaram da palestra "Ética: Principais Conceitos e Abordagens", ministrada pelo chefe de gabinete da Procuradoria-Geral do órgão, Bruno Cunha Weyne, que é doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Universidade de São Paulo (USP).

Em sua apresentação, Bruno Weyne fez uma breve introdução sobre ética e moral, explicando suas origens filosóficas e etimológicas. Ele também falou sobre as diferentes abordagens das questões morais, os níveis reflexivos e as vertentes normativas, perpassando pelo filósofo Immanuel Kant, na abordagem sobre a razão teórica (intelecto) e a razão prática (vontade), os mundos da natureza e da liberdade, com o escalonamento dos comportamentos dos seres vivos e o posicionamento do homem como o ser que transita entre as leis na natureza (instintos) e as leis da razão (leis morais).

Nesse sentido, segundo Weyne, “a ética é a disciplina filosófica que tem como objeto a reflexão sobre o bem, ou seja, sobre aquilo que é certo e errado, honesto e desonesto. Por essa razão, discussões envolvendo esse tema são de grande importância no funcionalismo público, já que aqui as pessoas lidam constantemente com interesses de toda a população", explicou.

(Conforme publicação do MPC/PA - http://www.mpc.pa.gov.br/noticia/detalhe/id/692/titulo/-etica-principais-conceitos-e-abordagens-e-tema-de-palestra-no-mp-de-contas-do-para)