Nesta quarta-feira (26), em sessão solene realizada no Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul (TCE-MS), tomaram posse os Procuradores de Contas Substitutos do Ministério Público de Contas do Mato Grosso do Sul (MPC-MS): Matheus Henrique Pleuris de Miranda, Joder Bessa e Silva e Bryan Lucas Reichert Palmeira.
Na ocasião, o Presidente da AMPCON, João Augusto Bandeira de Mello, parabenizou o MPC-MS e destacou que “o controle externo exercido nessa parceria indissolúvel entre o TCE-MS e o MPC-MS fica muito fortalecido com o ingresso dos três novos integrantes”.
O Procurador-Geral de Contas do MPC-MS, João Antônio de Oliveira Martins Júnior, enfatizou a importância desse momento para a instituição “a posse dos três novos procuradores substitutos é a coroação das etapas difíceis que foram postas pelo certame e que foram superadas, hoje, com o ápice de tudo. A adesão dos novos procuradores é uma vitória para o controle externo do Estado.
O vice-governador do Estado, José Carlos Barbosa, lembrou a importância dos novos procuradores substitutos para a administração pública. “O momento é de fortalecimento da instituição, da democracia e da cidadania. O Ministério Público de Contas cumpre um papel muito importante na fiscalização dos princípios dos atos administrativos”.
Representando os novos procuradores, Matheus Henrique Pleutim de Miranda, ressaltou em seu discurso a importância da função e o compromisso com a transparência e a eficiência na gestão pública. “Descrevo este momento com encantamento. Depois de uma luta muito grande no período como estudante, estamos começando aqui no Ministério Público de Contas nossa jornada. Um momento de colheita por todos os anos de dedicação e que, agora, poderemos servir à população no âmbito do controle externo”.
A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades estaduais e municipais, incluindo Rodrigo Perez Ramos, secretário de Estado de Governo e Gestão Estratégica (Segov); Pedro Paulo Gasparini, defensor-geral; José Aêdo Camilo, procurador aposentado do MPC-MS; Ana Carolina Ali Garcia, procuradora-geral da PGE.