"O MPC-PE aprovou, nesta-feira 22 de setembro, em sessão de seu colégio de procuradores, o ingresso e apoio à campanha nacional ""10 Medidas contra a Corrupção"" do ministério público federal federal (MPF) A campanha ""10 Medidas Contra a Corrupção"" foi lançada oficialmente em Caruaru durante a inauguração da nova sede do Ministério Público Federal em Caruaru (MPF/PE).
O objetivo da iniciativa é coletar 1,5 milhão de assinaturas em todo o país para levar o Congresso Nacional a aprovar medidas com o fim de prevenir e reprimir a corrupção de modo adequado.
A intenção é que as propostas cheguem ao Congresso por meio de projeto de lei de iniciativa popular, a exemplo do que ocorreu com a Lei da Ficha Limpa. Segundo a procuradora da República Natália Soares, o Brasil perde R$ 200 bilhões por ano devido à corrupção, conforme dados da Organização das Nações Unidas (ONU).
""A corrupção é uma atividade de baixo risco no país, já um o roubo em um supermercado não é.
Daí a importância dessas alterações legislativas, inclusive para se aumentar as penas impostas aos corruptos"", explicou.
Para o procurador da República Luiz Antônio Silva, ""mais do que o aperfeiçoamento do sistema processual penal, a iniciativa representa possibilidade de a sociedade dar um não à impunidade e à corrupção""."