Ampcon prestigia posse do novo Ouvidor do MPMG

Na manhã de ontem, 20, o 1º Diretor Executivo da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Subprocurador-Geral do MPC-MG, Daniel Guimarães, prestigiou a solenidade de posse do Promotor de Justiça, Rolando Carabolante, como Ouvidor do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG). 

photo oneRodrigo Gatti, Rolando Carabolante e Daniel Guimarães. Foto: MPMG.

Além das autoridades já mencionadas, compuseram a mesa de honra: o Procurador-Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais, Paulo de Tarso Moraes Filho; o Corregedor-Geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida; a Ouvidora do MPMG no período de 2021 a 2024, Nádia Estela Ferreira Matheus; a Ouvidora Adjunta do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais, Desembargadora Maria Luísa Santana Assunção; a Defensora Pública auxiliar, Giza Magalhães Gaudereto; a Ouvidora-Geral do Estado de Minas Gerais, Gabriela Câmara Campos Bernat Siqueira; e a Presidente da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP) e Primeira Vice-Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), Larissa Rodrigues Amaral. A cerimônia contou, ainda, com a presença de diversas autoridades do meio jurídico e do controle externo.

photo twoAutoridades presentes no evento. Foto: MPMG.

Após a assinatura do Termo de Posse e realizado o juramento, o Governador do Estado de Minas Gerais, Romeu Zema, por meio de um vídeo, ressaltou a importância da Ouvidoria no acolhimento das demandas da população. O Chefe do Poder Executivo destacou a atuação da Promotora Nádia Estela Ferreira, responsável por promover uma gestão de grande colaboração com o Estado, e reafirmou seu compromisso com a transparência e a ética nos processos. Zema afirmou: “Muitas vezes, é o canal mais próximo, acessível, rápido e seguro para resolver os problemas.”

photo threeO 1° Diretor Executivo, Daniel Guimarães (à direita), e o novo Ouvidor empossado, Rolando Carabolante (ao centro). Foto: MPMG.

Em seguida, Nádia Estela Ferreira, ao proferir seu discurso, expressou gratidão pelos quatro anos dedicados à função e frisou a importância da Ouvidoria como um espaço de confiança, acolhimento e transformação para os cidadãos. Nádia apontou que, ao assumir o cargo, foi a primeira Promotora de Justiça a ocupá-lo, o que representou um desafio pessoal e histórico, especialmente durante a pandemia de COVID-19. Ela compartilhou conquistas como a implementação do projeto “Roda de Conversas”, que promoveu a capacitação dos servidores e a redução significativa no encaminhamento de manifestações, graças ao trabalho de triagem da Ouvidoria.

Por sua vez, Rolando Carabolante, novo Ouvidor-Geral do MPMG, falou de seu compromisso em simplificar os procedimentos da Ouvidoria e garantir que todas as manifestações sejam tratadas com seriedade. Ele afirmou: “Vamos simplificar procedimentos e garantir que cada denúncia, sugestão ou elogio sejam tratados com respeito e seriedade, fortalecendo a Ouvidoria como um

espaço de diálogo e de construção coletiva, promovendo uma relação que integre modernidade, inclusão e eficiência.” Carabolante também enfatizou a importância do trabalho coletivo, agradecendo a confiança recebida e destacando que as maiores conquistas vêm do diálogo interno e da construção de consensos.

Ao final, a palavra foi passada para o Procurador-Geral de Justiça, Paulo de Tarso Moraes Filho, que afirmou que a Ouvidoria é um órgão autônomo de grande relevância, cujo trabalho visa melhorar os padrões de transparência, agilidade e segurança da instituição. Paulo de Tarso falou sobre a experiência de Carabolante, enfatizando sua capacidade de ouvir com empatia e agir de forma justa. Concluiu expressando confiança de que o novo Ouvidor dará continuidade ao excelente trabalho feito por seus antecessores e desejando sucesso e sabedoria ao empossado.

O novo Ouvidor do MPMG exercerá o cargo no biênio 2025-2026, com a missão de fortalecer o canal de comunicação entre a sociedade e o Ministério Público, assegurando transparência e eficiência no atendimento às demandas da população.

A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do MPMG no YouTube.