1ª Tesoureira da Ampcon participa de lançamento da plataforma “Panorama da Educação”, do MPMG, em Belo Horizonte

A 1ª Tesoureira da Associação Nacional do Ministério Público de Contas, Procuradora Cristina Andrade Melo, representou o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais no lançamento da plataforma “Panorama da Educação – MPMG”, realizado nesta quinta-feira, 3, em Belo Horizonte, durante o “Treinamento para Atuação na Construção da Política Estruturante de Educação”.

Rafael Henrique Martins Fernandes, Giselle Ribeiro de Oliveira, Cristina Andrade Melo e Hugo Barros de Moura Lima. Foto: MPMG.

Desenvolvida pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (CAOEDUC), com apoio técnico da Coordenadoria de Planejamento Institucional (Copli), a plataforma é uma ferramenta de business intelligence que reúne e organiza mais de dez bases de dados oficiais — entre elas, informações estratégicas fornecidas pelo próprio MPC-MG. Ao integrar esses dados em um ambiente digital intuitivo e robusto, o sistema oferece aos membros do Ministério Público mineiro insumos qualificados para a fiscalização das políticas educacionais e para a proposição de soluções estruturantes.

A primeira fase da ferramenta contempla exclusivamente dados da educação infantil em âmbito municipal, permitindo identificar falhas na oferta, avaliar a conformidade legal e produzir documentos técnicos de forma ágil e fundamentada. Trata-se de uma ação estratégica vinculada ao projeto “Política Estruturante de Educação: Todos pelo Direito à Educação de Qualidade”, inserido no Planejamento Estratégico 2021-2026 do MPMG.

Durante o evento, a Promotora de Justiça Giselle Ribeiro de Oliveira, Coordenadora do CAOEDUC, apresentou a plataforma como uma resposta concreta à necessidade de atuação ministerial mais técnica, resolutiva e territorializada.

Ao participar do lançamento, a 1ª Tesoureira da Ampcon e Procuradora do MPC-MG, Cristina Andrade Melo, destacou a relevância da iniciativa e o valor da atuação integrada entre instituições de controle:

Captura de tela 4 7 2025 1694 www.mpc.mg.gov.brA Procuradora Cristina Andrade Melo. Foto: MPMG.

 

Composição da mesa

Foto: Youtube | Reprodução.

Além da Coordenadora do CAOEDUC, Giselle de Oliveira, e da 1ª Tesoureira da Ampcon, Cristina Andrade Melo, compuseram a mesa o Procurador-Geral de Justiça Adjunto Institucional, Hugo Barros de Moura Lima — que representou o Procurador-Geral de Justiça, Paulo de Tarso Morais Filho —, o Coordenador da Copli, Rafael Martins Fernandes, Promotores e servidores.