Presidente da Ampcon prestigia inauguração da nova sede do Instituto Rui Barbosa

1º de agosto de 2025 

Na tarde de ontem, 31, o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC-MG), Marcílio Barenco, esteve presente na solenidade de inauguração da nova sede do Instituto Rui Barbosa (IRB), em Brasília. A cerimônia, realizada no Auditório do Edifício ION, reuniu representantes dos Ministérios Públicos de Contas, Tribunais de Contas e instituições parceiras do sistema de controle externo brasileiro, marcando o início de uma nova etapa para o fortalecimento das redes de articulação e qualificação do controle no país.

WhatsApp_Image_2025-07-31_at_21.22.26.jpegMarcílio Barenco, Estilac Xavier, Durval Ângelo, Edilson Silva e Rodrigo Marzano. Acervo pessoal.

Durante o evento, o Presidente do IRB, Conselheiro Edilberto Pontes, reforçou que a nova sede foi concebida para ser um espaço dedicado ao aperfeiçoamento da atuação dos órgãos de controle e à construção coletiva de conhecimento. A programação contou também com palestra do jornalista e escritor Lira Neto, que abordou a responsabilidade e o poder da palavra na construção da história.

Na avaliação do Presidente da Ampcon, a inauguração da nova sede representa mais um passo no esforço de articulação interinstitucional do sistema de controle externo.

“A atuação dos Ministérios Públicos de Contas se fortalece à medida que se aproxima do debate técnico e das instituições que também operam em defesa do interesse público. Esse espaço é simbólico por isto: pela abertura ao diálogo, ao compartilhamento de saberes e à construção conjunta de soluções para os desafios da Administração Pública brasileira”, afirmou Marcílio Barenco.

Estiveram presentes o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG), Conselheiro Durval Ângelo; o Conselheiro Estilac Xavier, do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS); o Conselheiro Edilson Silva, Presidente da Atricon; o Conselheiro Luiz Antonio Guaraná, Presidente do CNPTC; o Juiz Conselheiro Sebastião Gunza, do Tribunal de Contas de Angola; Adriana Portugal, Presidente do Instituto Brasileiro de Auditoria de Obras Públicas (Ibraop); Thaisse Craveiro, Presidente da Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos Tribunais de Contas (ANTC); os Ministros do TCU Benjamin Zymler e Antonio Anastasia; além de Conselheiros Presidentes de Tribunais de Contas, Procuradores de Contas e membros da Diretoria do IRB.