O XVI CNMPC iniciou sua Sessão de Homenagens reconhecendo personalidades cuja trajetória inspira e engrandece a atuação do Ministério Público de Contas. A composição de mesa contou com o Presidente da Ampcon e Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, a Procuradora do MPC-DF Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira e a Procuradora do MPCM-PA Maria Inez Klautau de Mendonça Gueiros.
Maria Inez Klautau, Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira, Marcílio Barenco e Eliana Lapenda. Foto: Alexandre Rezende.
O primeiro agraciado foi o Ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Britto, cuja participação ocorreu de forma online. Durante sua fala, Britto reforçou a centralidade da Constituição, do princípio democrático e da defesa das instituições brasileiras. Ele apresentou uma analogia da divisão dos três poderes com o curso de um rio: as leis nascem no Legislativo, correm pelo Executivo e desembocam no Judiciário, que deve atuar com cautela e diligência, garantindo equilíbrio e harmonia institucional. A homenagem a Britto simbolizou o reconhecimento da importância da defesa da democracia e do Estado de Direito no Brasil.
Marcílio Barenco ao púlpito. Foto: Alexandre Rezende.
O primeiro homenageado, Carlos Ayres Britto. Foto: Alexandre Rezende.
Na sequência, foram homenageadas a Procuradora Eliana Lapenda, cuja atuação foi destacada em depoimento emocionado da Procuradora Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira, e a Procuradora Elisabeth Massoud Salame da Silva, ausente na ocasião, mas lembrada em palavras de reconhecimento pela Procuradora Maria Inez Klautau de Mendonça Gueiros.
Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira durante depoimento. Foto: Alexandre Rezende.
Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira e Eliana Lapenda. Foto: Alexandre Rezende
Eliana Lapenda durante discurso. Foto: Alexandre Rezende.
A homenageada Eliana Lapenda. Foto: Alexandre Rezende.
Maria Inez Klautau de Mendonça Gueiros ao púlpito. Foto: Alexandre Rezende.
O segundo momento foi dedicado à outorga da Medalha do Mérito Institucional da Ampcon, regulamentada em 2023 e dedicada a pessoas físicas ou jurídicas que se destacam por serviços relevantes ao Ministério Público de Contas ou ao controle externo. Desde 2018, a comenda passou a ser denominada Medalha do Mérito Institucional “Antonio Maria Filgueiras Cavalcante”, em homenagem ao decano de carreira no Pará, cuja atuação reforçou a autonomia administrativa e financeira do MPC e deixou legado marcante.
Foram agraciados com a medalha o Procurador Corregedor do MPCM-GO, José Américo da Costa Júnior, e o Procurador do MPC-SE João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello.
A Medalha do Mérito Institucional da Ampcon, “Antonio Maria Filgueiras Cavalcante”. Foto: Alexandre Rezende
José Américo da Costa Júnior, agraciado com a Medalha “Antonio Maria Filgueiras Cavalcante”, ladeado por Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira e Marcílio Barenco. Foto: Alexandre Rezende
João Augusto dos Anjos Bandeira de Mello, agraciado com a Medalha “Antonio Maria Filgueiras Cavalcante”, ladeado por Eliana Lapenda e Marcílio Barenco. Foto: Alexandre Rezende.
Elke Moura, Daniel Guimarães, Licurgo Mourão e Sara Meinberg. Foto: Alexandre Rezende
Confira mais fotos do evento em nosso Flickr.