Último Ampcast de 2025 traz o Procurador Ruy Marcelo e a experiência do MPC-AM no enfrentamento à crise climática

Em um contexto em que o debate climático ganha novo fôlego no Brasil e no mundo, logo após a realização da Conferência das Nações Unidas nº 30 (COP 30), em Belém/PA, a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) lança o último episódio de 2025 do Ampcast.

Gravado na sede do Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), o episódio traz uma entrevista da servidora Karine Romero com o Procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, partindo da realidade amazônica para refletir sobre os desafios impostos pelos eventos extremos, os limites da atuação estatal e o papel do controle externo na indução de políticas públicas eficazes para o enfrentamento da crise climática e o fortalecimento da gestão pública.

Sem respostas fáceis, o entrevistado percorre temas como planejamento climático, adaptação institucional e responsabilidades compartilhadas entre União, Estados e Municípios – questões que ganharam ainda mais relevo no debate internacional recente. A experiência do MPC do Amazonas apresentada por Ruy Marcelo no episódio foi, inclusive, o ponto de partida para campanha nacional articulada pela Ampcon, que passou a difundir, entre os Ministérios Públicos de Contas, recomendações e estratégias construídas com base na realidade amazônica, ampliando o debate e a atuação para todo o país.

🎧 O episódio já está disponível nos canais da Ampcon no Spotify e no YouTube

* Agradecemos ao Procurador Ruy Marcelo, pela generosidade desta entrevista, à servidora Karine Romero, por conduzir a conversa, e ao Tribunal de Contas e ao MPC do Amazonas, pela cessão do espaço que tornou possível a gravação deste episódio.