MPC-MT e conselho de contabilidade se reunem para parceria

Representantes do Ministério Público de Contas do Mato Grosso (MPC-MT) e do Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso (CRC-MT) se reuniram na tarde de quinta-feira (23), na sede do CRC em Cuiabá.

O Procurador-Geral de Contas Gustavo Deschamps e a presidente do CRC-MT Sílvia Cavalcante conversaram sobre a contabilidade pública e futuras parcerias entre as duas instituições.

Para Sílvia Cavalcanti, a contabilidade pública era um segmento pouco explorado pelos profissionais, mas que hoje é fundamental para a categoria.

"O conhecimento e a aplicação da contabilidade pública para fins de transparência e informação tem de ter um profissional capacitado.

Por isso, a contabilidade na área pública tem sido cada vez mais valorizada." O Procurador-Geral do MPC-MT Gustavo Deschamps ressaltou a importância desses profissionais para o controle externo.

"Tanto nós do Ministério Público de Contas, quanto o próprio Tribunal, reconhecemos que a contabilidade é uma área imprescindível para a boa gestão dos recursos públicos.

Ter profissionais capacitados ao nosso lado é, sem dúvida, uma opção valiosa contra o mau uso dos recursos públicos", disse.

A presidente do CRC-MT explicou que a parceria com o MP de Contas vai trazer benefícios para a sociedade.

"Muito importante essa visita e essa parceria.

Estamos colocando os nossos contadores públicos e alguns vice-presidentes do conselho à disposição do MPC, porque esse trabalho deve ser em conjunto." Ela reafirmou que a porta está aberta para grandes parcerias com o MPC-MT, seja na educação continuada, na exposição da instituição de controle externo para a sociedade e para os contadores.

"O MPC é mais um braço para transparência.

É isso o que a sociedade precisa, que estejamos alinhados num único propósito que é a boa aplicação dos recursos públicos", ressaltou.

Deschamps ressaltou que o trabalho que o CRC-MT tem desempenhado na formação dos contadores contribuirá para uma administração pública mais profissional.

"Os cursos, palestras e pós-graduação ofertados pelo Conselho para os profissionais da contabilidade certamente irão impactar na qualidade dos profissionais que estarão auxiliando os gestores públicos em todo o estado.

Inclusive, os dois eventos que serão realizados pelo CRC-MT esse ano, envolvendo a contabilidade e o setor público, são importantes porque trazem conhecimentos para nós do controle externo." Ao final do encontro, o Procurador-Geral entregou um documento com informações sobre o Ministério Público de Contas, que foi convidado a participar dos eventos do CRC-MT.

FONTE: TCE-MT