X FÓRUM NACIONAL DE PROCURADORES DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS É ENCERRADO COM ÊXITO EM MANAUS/AM

09/12/2019 Transcorreu durante os dias 04 a 06 de dezembro, em Manaus/AM, o X Fórum Nacional de Procuradores do Ministério Público de Contas.

O evento, que contou com a participação de membros do MPC de todo o Brasil, foi também prestigiado por diversas outras autoridades, tanto do Estado do Amazonas quanto de representação nacional.

Tradicionalmente promovido pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas (AMPCON), o Fórum chegou em 2019 à sua décima edição, voltando a Manaus após 10 anos, com a organização a cargo do Ministério Público de Contas do Estado do Amazonas (MPC/AM), parceria institucional do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais de Contas (CNPGC) e apoio do Tribunal de Contas do Estado, da Assembleia Legislativa, da OAB/AM, do Governo do Estado e de parceiros privados locais.

Durante os três dias do encontro, os participantes puderam debater com palestrantes de renome nacional diversos aspectos relativos ao tema central “O Controle Externo na Era Digital”, iniciando com a conferência magna intitulada “A Sociedade no Acompanhamento da Gestão Pública”, proferida pelo Secretário-Geral da Associação Contas Abertas, Gil Castello Branco.

Ao final, a Subprocuradora-Geral do MPC/AM Evelyn Freire de Carvalho brindou a todos com a palestra de encerramento do evento, sendo, ainda, agraciada com a Medalha do Mérito Institucional “Antonio Maria Filgueiras Cavalcante”, da AMPCON, pelos relevantes serviços prestados à Associação e ao Controle Externo brasileiro.

Para o Presidente da AMPCON, Procurador Stephenson Oliveira Victer, “o Fórum cumpriu com grande êxito seu papel de propiciar um qualificado espaço de debates sobre os avanços possíveis para o Controle Externo, demonstrando a inserção do Ministério Público de Contas brasileiro na discussão e encaminhamento de soluções para o aprimoramento e aperfeiçoamento do sistema”.

Victer ressaltou ainda o grande comprometimento do MPC/AM na perfeita organização do evento, agradecendo a dedicação de todos e o amplo apoio recebido nas pessoas do Procurador-Geral João Barroso de Souza e da Procuradora Elissandra Monteiro Freire Alvares.

Além da programação científica, foram realizadas durante o Fórum a Assembleia Geral Ordinária anual da AMPCON, a Reunião do CNPGC e a Reunião dos Grupos do Plano de Gestão Estratégica do MPC brasileiro, instituídos no Encontro Nacional do Ministério Público de Contas (ENAMPCON), ocorrido em Curitiba/PR em 2018.

Para 2020, está prevista a realização pela AMPCON do XIV Congresso Nacional do Ministério Público de Contas, em Belém/PA, entre os dias 21 e 23 de outubro.

A galeria completa de fotos do X Fórum Nacional está disponível em: www.flickr.com/mpcam