Atricon elege nova diretoria: conselheiro Cezar Miola presidirá entidade no biênio 2022-2023

Atricon elege nova diretoria: conselheiro Cezar Miola presidirá entidade no biênio 2022-2023

O conselheiro do Tribunal de Contas Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), que já foi Procurador de Contas e Presidente da AMPCON, Cezar Miola, foi eleito presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil – Atricon para o biênio 2022-2023. Ele substituirá o conselheiro Fábio Túlio Filgueiras Nogueira (TCE-PB), que está no cargo por duas gestões consecutivas.

A eleição ocorreu na manhã desta sexta-feira (11), durante o II Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, realizado em João Pessoa (PB). A vice-presidência executiva será ocupada pelo conselheiro do TC de Rondônia, Edilson de Sousa Silva. A entidade, criada em 1992, atua na representação e na integração do Sistema de Controle Externo do país.

Cezar Miola destacou que a Atricon é uma entidade com intensa atuação no âmbito nacional, comprometida com o regime democrático e com o princípio republicano. “Nossa intenção, no próximo biênio, é dar seguimento ao trabalho tão bem conduzido pelo presidente Fábio Nogueira e sua Diretoria, e por todos os que o antecederam nessa missão. Continuaremos a agir na defesa das prerrogativas dos membros dos Tribunais de Contas, no fortalecimento institucional e na valorização dos seus quadros técnicos. Entendemos que o controle externo pode desempenhar um papel indutor substancial para a boa e correta gestão governamental, contribuindo decisivamente para a melhoria da vida das pessoas, a partir da aplicação eficiente e eficaz dos recursos públicos”, disse o novo presidente da entidade.

Em 1998, foi investido, também por concurso público, no cargo de Adjunto de Procurador do Ministério Público de Contas junto ao TCE-RS, ofício que exerceu até 26 de julho de 2000, quando ascendeu ao cargo de Procurador, desempenhando, até 2008, a função de Procurador-Geral.

No biênio 2003-2004, presidiu a Associação Nacional do Ministério Público de Contas – AMPCON, entidade que integra e representa os membros dos Ministérios Públicos que atuam junto aos Tribunais de Contas do País.

(Conforme publicação do portal da Atricon - https://atricon.org.br/atricon-elege-nova-diretoria-conselheiro-cezar-miola-presidira-entidade-no-bienio-2022-2023/)