Notícias

Respeito à Federação

Artigo na Folha de São Paulo / UOL de Thiago Pinheiro Lima, Procurador-geral do Ministério Público de Contas do Estado de São Paulo “É preciso relembrar às autoridades de Brasília que o pacto federativo ainda está vigente e que uma Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado não tem atribuição para investigar atos políticos e administrativos de governadores e de prefeitos.

A autonomia política da União, dos estados e dos municípios, além do Distrito Federal, foi resultado da descentralização promovida pela Constituição da República.

A capacidade de legislar e de fiscalizar foi conferida ao Congresso Nacional, às Assembleias Legislativas e às Câmaras Municipais, de igual modo, diante do princípio da simetria reconhecido em diversas decisões do Supremo Tribunal Federal.” Leia aqui o artigo completo no portal do jornal Folha de São Paulo / UOL: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2021/04/respeito-a-federacao.shtml

Newsletter

Fique por dentro: receba as novidades da AMPCON na sua caixa de entrada.

ST SEN, Quadra 5, Bloco A, Nº 50, Sala 702/703 - Parte 0.
Asa Norte - Brasília/DF - CEP 70.715-900

SUBSEDE ADMINISTRATIVA:

Av. Raja Gabaglia 1315, 5º andar - Luxemburgo
Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30380-435

Alto Contraste