Notícias

XII Fórum Nacional do MPC debate importância do controle externo para uma sociedade mais justa

XII Fórum Nacional do MPC debate importância do controle externo para uma sociedade mais justa

O XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas, realizado de 14 a 16 de agosto, em Aracaju, visou o engajamento de ideias e pessoas sobre a importância das políticas públicas que concretizam direitos fundamentais, além de mostrar como o incansável trabalho dos servidores públicos é fundamental para uma sociedade mais justa.

O presidente da AMPCON, João Augusto Bandeira de Mello, avaliou positivamente a iniciativa promovida pela instituição, em parceria com Tribunal de Contas e Ministério Público de Contas do Estado de Sergipe. “O evento foi um sucesso em todos os sentidos. Tanto em termos da interação entre os membros ministeriais, trocando experiências entre si e com os outros agentes do Controle Externo e com a Sociedade, como em iluminar o tema ‘O nosso trabalho transformando vidas’, demonstrando a importância da atuação dos Tribunais e Ministérios Públicos de Contas em prol da cidadania e da população, impactando a vida das pessoas. Foi um momento belíssimo, muito rico, em conhecimentos e humanidade, mostrando o propósito da atuação controladora e a importância de cada vez mais buscarmos resultados de excelência na gestão pública”, disse Mello.

Fernanda Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi a responsável pela palestra magna, que marcou a abertura do Fórum e trouxe o tema “Recursos do FUNDEB - Transformando Vidas na Educação”. O presidente da AMPCON foi o responsável por coordenar a mesa.

“A gente precisa repensar o serviço público de dentro, mas olhando para fora, para quem a gente está servindo, porque a gente não serve para esse auditório aqui, a gente serve para um âmbito de gente que é muito diverso da nossa realidade. Nós sabemos o quanto nós ainda temos uma desigualdade extraordinária no nosso país, e os programas, as nossas políticas públicas, precisam refletir isso. Não dá mais para a gente aceitar, e eu diria que foi a primeira onda que nos serviu muito bem, mas não nos serve mais, programas nacionais nivelados, em que olha o Brasil como um todo, trata todo mundo igual”, destacou Pacobahyba.

A atuação do controle externo em situações de calamidade, igualdade de gênero, primeira infância e políticas públicas inclusivas foram os assuntos tratados na quinta-feira (15). O vice-presidente da Atricon e conselheiro do TCE-RS, Cezar Miola, ministrou a palestra “Atuação do controle externo em situações de calamidade: o caso do Rio Grande do Sul”.

“A experiência que nós tivemos no Rio Grande do Sul recentemente com a calamidade trazida pelas enchentes mostra que os órgãos de controle, os tribunais de contas ou o Ministério Público de Contas podem atuar de maneira muito colaborativa na oferta de segurança jurídica aos administradores públicos em momentos de crise”, ressaltou Miola.

O último dia do XII Fórum Nacional do Ministério Público de Contas foi repleto de reflexões sobre as ações voltadas para o meio ambiente e para o trabalho de auditoria. A palestra “Prevenção de desastres, gestão climática e controle externo” foi conduzida pelo procurador do MPC-RS, Geraldo Costa da Camino, e pelo procurador do MPC-AM, Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, com mediação da procuradora do MPC-RJ, Aline Assuf.

“Penso que o sistema de controle externo, diante da constatação de que a política pública é incipiente, precisa induzir o seu avanço, precisa deixar o gabinete, ir em campo, se aliando ao gestor para que alguma coisa de mais consistente seja feita, evitando os resultados nocivos à nossa população e ao nosso bioma”, finalizou Mendonça.

O Fórum reuniu Procuradores de Contas, Conselheiros, Conselheiros Substitutos, Auditores de Controle Externo, Gestores e a sociedade em geral.

Acesse as fotos do evento nos links abaixo:

14/08 - https://www.flickr.com/photos/tcese/albums/72177720319519514/

15/08 - https://www.flickr.com/photos/tcese/albums/72177720319559239/

16/08 - https://www.flickr.com/photos/tcese/albums/72177720319562829/

Assista o evento completo:

Parte 1 https://www.youtube.com/watch?v=z5KXCxTHr2M

Parte 2 https://www.youtube.com/watch?v=vZKsB8dzOrI&t=13057s

Newsletter

Fique por dentro: receba as novidades da AMPCON na sua caixa de entrada.

ST SEN, Quadra 5, Bloco A, Nº 50, Sala 702/703 - Parte 0.
Asa Norte - Brasília/DF - CEP 70.715-900

SUBSEDE ADMINISTRATIVA:

Av. Raja Gabaglia 1315, 5º andar - Luxemburgo
Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP 30380-435

Alto Contraste