Em reunião, MPC-AM e ADS dialogam sobre concessões florestais na Amazônia

Em reunião, MPC-AM e ADS dialogam sobre concessões florestais na Amazônia

O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM), por intermédio da Coordenadoria Ambiental, de responsabilidade do procurador de Contas Ruy Marcelo, recebeu equipe técnica da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS). Os servidores convidados preparam o arranjo da gestão de concessões florestais no Estado.

Segundo os estudos iniciais de precificação, os técnicos da ADS estimam que que serão arrecadados cerca de R$ 6 mi/ano em duas unidades na Floresta de Maués. Nesse sentido, o procurador Ruy Marcelo avalia que o regime de concessão florestal, se realizado criteriosamente, com eficiência e na forma da lei, pode ajudar no combate ao desmatamento ilegal e na promoção do desenvolvimento sustentável.

“Para isso, são imprescindíveis os estudos de identificação e de mitigação dos impactos socioambientais, o emprego de metodologia adequada de produção e de precificação dos recursos florestais madeireiros e não madeireiros, assim como o fortalecimento do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) para realizar o devido monitoramento e controle das explorações, vez que hoje está com graves limitações de recursos para responder pela função”, finalizou Ruy Marcelo.

(Conforme publicação do MPC/AM - http://mpc.am.gov.br/?p=37773)