Procuradora do MPC-SP propõe emissão de alerta a gestores para promoção de ações que visem elevar as taxas de cobertura vacinal

Procuradora do MPC-SP propõe emissão de alerta a gestores para promoção de ações que visem elevar as taxas de cobertura vacinal

Neste mês, a imprensa divulgou um dado alarmante constatado no Estado de São Paulo — apenas 28% da população de menores de 1 ano e de 5 a 14 anos compareceu aos postos de saúde para se vacinar contra alguma doença. Em geral, a meta de vacinação está entre 90 e 95% do público-alvo a ser vacinado.

Acompanhando continuamente os desdobramentos desse cenário e ciente da gravidade instalada, a Procuradora do Ministério Público de Contas Dra. Élida Graziane Pinto enviou à Presidência do TCE-SP um ofício propondo a emissão de alerta aos gestores municipais para que, no âmbito de suas competências, possam promover ações que visem ao aumento das taxas de cobertura vacinal dos imunizantes preconizados no Programa Nacional de Imunizações (PNI).

No documento, a titular da 2ª Procuradoria de Contas chamou a atenção para os dados disponibilizados pelo DataSUS que demonstraram a expressiva queda da cobertura vacinal no Estado de São Paulo ao longo dos anos. “Tais fatos deixam claro quão necessária é a manutenção de campanhas de imunização perante a potencialidade da ocorrência de surtos evitáveis de doenças anteriormente controladas, a exemplo do que ocorreu no ano de 2019 com o sarampo, que não mais é considerado erradicado no Brasil”, alertou a Procuradora.

(Conforme publicação do MPC/SP - https://www.mpc.sp.gov.br/procuradora-propoe-emissao-de-alerta-a-gestores-para-promocao-de-acoes-que-visem-elevar-as-taxas-de-cobertura-vacinal/)