O procurador-geral de Contas do Ministério Público de Contas do Mato Grosso (MPC-MT), Alisson Carvalho de Alencar, defendeu o protagonismo dos Tribunais de Contas brasileiros no equilíbrio entre desenvolvimento econômico e proteção do meio ambiente, durante sua participação na COP27. “Estamos participando dessas discussões, nas quais o papel do Estado, da coletividade e dos Tribunais de Contas na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável mostram-se essenciais”, disse Alisson, que integra a delegação mato-grossense na 27ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas, no Egito.
Ele respaldou que o país tem um grande desafio nos próximos anos, que é promover o desenvolvimento social e econômico da população, conservando o meio ambiente: “Mato Grosso como um grande produtor agropecuário é o estado que alimenta, direta ou indiretamente, boa parte da população mundial. Precisamos apresentar soluções para que nossa produção de alimentos continue avançando de forma sustentável, ou seja, mantendo as florestas em pé”, concluiu o procurador.
A COP27 é um encontro da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, sendo considerada um dos eventos mais importantes sobre mudanças climáticas no mundo. Realizada anualmente, reúne líderes de quase todos os países em prol do mesmo objetivo: debater as mudanças climáticas e encontrar soluções para os problemas ambientais.
(Conforme publicação do portal Só Notícias - https://www.sonoticias.com.br/politica/procurador-do-ministerio-publico-de-contas-em-mt-defende-o-protagonismo-dos-tribunais-de-contas-brasileiros-durante-cop-27/)