Procuradora do MPC-SP participa de seminário sobre estratégias de desenvolvimento sustentável para o século XXI na sede do BNDES

Procuradora do MPC-SP participa de seminário sobre estratégias de desenvolvimento sustentável para o século XXI na sede do BNDES

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) promoveu o seminário “Estratégias de Desenvolvimento Sustentável para o Século XXI”, que contou com a presença de nomes como o prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz, Columbia University, o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, e os Presidentes do BNDES, Aloizio Mercadante, e da FIESP, Josué Gomes da Silva.

O segundo painel do evento abordou o tema “Os Desafios Brasileiros” e foi mediado pela Procuradora do Ministério Público de Contas de São Paulo (MPC-SP), Dra. Élida Graziane Pinto.

Na introdução do painel, Dra. Élida ressaltou que há mais de uma década, na condição de membro do Ministério Público de Contas, examina as prestações de contas dos municípios paulistas, bem como acessa e analisa os dados de execução orçamentária do Estado de São Paulo em conexão com o governo federal. “A questão que lhes trago é que vivemos uma guerra fiscal, que não é só de receitas, mas de despesa. É impossível implementarmos uma agenda de inovação de serviços públicos sem um federalismo de fato cooperativo. Planejar e executar numa federação complexa como a brasileira pressupõe o restabelecimento da dimensão cooperativa do nosso federalismo”, observou.

(Conforme publicação do MPC/SP - https://www.mpc.sp.gov.br/procuradora-participa-de-seminario-sobre-estrategias-de-desenvolvimento-sustentavel-para-o-seculo-xxi-na-sede-do-bndes/)