MPC-MA representa ao TCE-MA contra municípios por descumprimento de limite de gastos com pessoal

MPC-MA representa ao TCE-MA contra municípios por descumprimento de limite de gastos com pessoal

O Ministério Público de Contas do Maranhão (MPC-MA) entrou com representação junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA) pleiteando a adoção de medidas com o objetivo de reduzir despesas com pessoal aos limites previstos pela legislação em nove municípios maranhenses. Para o MPC-MA, o quadro em Timon, Presidente Vargas, Presidente Sarney, Matões do Norte, Lago Verde, Cantanhede, Imperatriz, Bom Jardim e Alto Parnaíba Nove é de irregularidade grave, uma vez que o limite de despesas com pessoal não é observado desde 2022.

De acordo com o órgão, caso não sejam adotadas providências, as despesas poderão comprometer o funcionamento desses municípios e sua capacidade de conservar e ampliar os serviços necessários para a população. “Quando um município gasta acima do limite da LRF com pessoal, emite um sinal claro de que não haverá recursos para reformas em prédios, construção de novas instalações ou compra de equipamentos para o atendimento da população”, explica Flávia Gonzalez Leite, procuradora-chefe do MPC-MA.

(Conforme publicação do Blog do John Cutrim - https://johncutrim.com.br/ministerio-publico-de-contas-representa-ao-tce-contra-municipios-de-imperatriz-timon-e-mais-sete-por-descumprimento-de-limite-de-gastos-com-pessoal/)