Procurador do MPC-PB participa de documentário do STF que aborda relação entre arte e direito

Procurador do MPC-PB participa de documentário do STF que aborda relação entre arte e direito

O procurador do MPC-PB junto ao Tribunal de contas do Estado da Paraíba, Marcílio França, participa do documentário “A Arte no Direito”, da jornalista Jusciane Matos, que estreou neste domingo (14) na TV Justiça, o canal oficial do Supremo Tribunal Federal.

A obra discute as relações entre arte e direito, aborda, por exemplo, a proximidade do mundo do direito e da justiça com obras de arte, esculturas, quadros e gravuras.

Marcílio França também é professor do Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ele participa do documentário ao lado de personalidades como o ex-Ministro do STF Carlos Ayres Britto, a Desembargadora Federal Inês Virgínia Soares e a Professora Juliana Neuenschwander Magalhães, da UFRJ.

Com vários livros e artigos publicados no Brasil e no exterior, Prof. Marcílio França é um dos nomes pioneiros na América Latina na área do “Direito da Arte”, campo que cuida exatamente do diálogo jurídico entre artistas, Administração Pública, consumidores, museus, colecionadores e galerias de arte. Entre 2017 e 2020, Franca chegou a ser Professor Visitante dessa mesma área na Faculdade de Direito da Universidade de Turim, na Itália.

No documentário, ministros do Supremo Tribunal Federal, desembargadores, advogados, juristas e professores dialogam com poetas, atores, músicos e pintores sobre o que há de comum e diverso em suas respectivas atividades. Ficção, improviso, interpretação e linguagem são algumas das pautas.