MPF, MPT e MPC-PB recomendam que gestores não utilizem dinheiro público para promover festas de final de ano e carnaval

MPF, MPT e MPC-PB recomendam que gestores não utilizem dinheiro público para promover festas de final de ano e carnaval

O Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Ministério Público de Contas (MPC-PB) assinaram recomendação conjunta para que o governador do estado e prefeitos dos 223 municípios não utilizem dinheiro público para promover festas de final de ano e de carnaval. Para os Ministérios Públicos, o gasto é incompatível com o estado de calamidade pública decretado em razão da pandemia de covid-19, nos termos do Decreto Estadual nº41.806/21.

A recomendação abrange a abstenção de execução de gasto público direto ou indireto (como a concessão de ajuda, auxílio ou transferência de recursos públicos) para promover, no todo ou em parte, mesmo que indiretamente, festividades de final de ano, prévias carnavalescas, carnavais e shows em ambientes abertos ou fechados. Ainda de acordo com o documento, deve-se considerar como promoção indireta o custeio, inclusive sob a forma de patrocínio, de propaganda ou publicidade de quaisquer eventos durante o estado de calamidade pública.

(Conforme publicação do Portal Paraíba - https://paraiba.com.br/2021/12/05/mpf-mpt-e-mpc-recomendam-que-gestores-nao-utilizem-dinheiro-publico-para-promover-festas-de-final-de-ano-e-carnaval/