77,4% das prefeituras no Amazonas estão classificadas em nível ‘crítico’, em seu ‘Controle Interno’, revela ranking do MPC-AM

77,4% das prefeituras no Amazonas estão classificadas em nível ‘crítico’, em seu ‘Controle Interno’, revela ranking do MPC-AM

O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) divulgou o último ‘Ranking de Controle Interno’ de 2021 nas prefeituras no Amazonas, descrevendo o nível dos sites desses órgãos em relação ao ‘Controle Interno’.

A pesquisa classificou as prefeituras, no total de 62, em níveis: ‘crítico’, de 0 a 268 pontos; ‘deficiente’, de 269 a 537 pontos; ‘mediano’, de 538 a 806 pontos e ‘elevado’, a partir de 807 pontos. Dessas, 48 das prefeituras no Amazonas aparecem como ‘crítico’, com pontuação 0% (zero), ou seja 77,4%. Veja tabela abaixo.

De acordo com a procuradora de Contas Evelyn de Carvalho, a Secretaria de Controle Externo (Secex), do TCE-AM, vai ser informada da ausência de informações sobre o Controle Interno dessas prefeituras. “A Auditoria vai fazer constar essa deficiência na análise das contas anuais e isso pode influenciar no julgamento pela irregularidade das contas, considerando que o Controle Interno é uma exigência Constitucional”, ressaltou.

(Conforme publicação do MPC/AM - https://mpc.am.gov.br/?p=34556)