MPC-AM apoia medidas adotadas para enfrentamento à Ômicron

MPC-AM apoia medidas adotadas para enfrentamento à Ômicron

Na tarde da última sexta (14), o Ministério Público de Contas (MPC-AM), demais órgãos de controle e representantes dos Poderes, participaram de reunião do Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19 para tratar sobre a adoção de medidas, pelo Governo do Amazonas, voltadas para o enfrentamento da variante Ômicron no Amazonas.

Segundo representantes do Sistema de Saúde do Amazonas, foi constatado aumento de casos, considerando a média móvel após o ingresso da variante no Estado, no entanto, não houve registro de aumento de óbitos. Esse dado sobre os óbitos foi atribuído ao número de vacinados, acima de 80% com a segunda dose e a adesão da população às medidas de prevenção. O adiamento do início do calendário escolar da rede pública e o cancelamento do festejo carnavalesco, foram providências em razão do avanço da covid.

“Agradecemos a oportunidade de diálogo e transparência franqueadas pelo governador Wilson Lima aos órgãos de Controle, oportunidade em que o Ministério Público de Contas fez apontamentos e contribuições sobre o grave assunto em pauta, por exemplo, no tocante à ampliação dos centros de testagem (gripários), revisão da calculadora de riscos, preparação das emergências, parcerias para medidas de mitigação não farmacológicas e de vacinação no interior”, salientou o procurador de Contas Ruy Marcelo Alencar de Mendonça.

(Conforme publicação do MPC/AM - https://mpc.am.gov.br/?p=34588)