MPC-RS deve investigar legalidade da distribuição de cargos de confiança no Estado

MPC-RS deve investigar legalidade da distribuição de cargos de confiança no Estado

A Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (Smed) revogou, na noite de segunda-feira (24), as nomeações de professores para colégios que só existem no papel. A decisão foi tomada após revelação, em reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI), de que duas servidoras tinham sido designadas diretora e vice-diretora na Escola Colinas da Baltazar, que nunca foi concluída e está abandonada.

O Ministério Público de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (MPC-RS) deve abrir um expediente para investigar a legalidade da distribuição de cargos de confiança ocorrida neste episódio. E no Legislativo há também movimentos em busca de explicações. A vereadora Mariana Pimentel (Novo) fará um pedido de providências para abertura de sindicância, que avalie por que ocorreu “esse erro de gestão e os responsáveis por ele”. A parlamentar ressalta que as nomeações foram feitas de forma equivocada e considera que a reorganização do quadro de funções gratificadas deveria ocorrer mediante projeto de lei aprovado pelo Legislativo.

(Conforme publicação do portal GZH - https://gauchazh.clicrbs.com.br/grupo-de-investigacao/noticia/2022/01/prefeitura-de-porto-alegre-revoga-nomeacoes-de-diretora-e-vice-para-escola-inacabada-ckyu7d3zq002z0188q1myn4gi.html)