Membros do MPC-BA expedem pareceres pela aprovação das contas de 2020 de quatro Prefeituras do Estado

Membros do MPC-BA expedem pareceres pela aprovação das contas de 2020 de quatro Prefeituras do Estado

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia julgaram e emitiram parecer recomendando a aprovação, mesmo que com ressalvas, pelas câmaras de vereadores, das contas de mais quatro prefeituras baianas, referentes ao exercício de 2020.

A sessão, que marcou o início das atividades do Pleno em 2022, foi realizada em formato híbrido, ou seja, com a participação de conselheiros, membros do Ministério Público de Contas da Bahia (MPC-BA), advogados e jurisdicionados tanto de forma física – no plenário do TCM – quanto por meio eletrônico, com transmissão pelo canal do TCM no Youtube.

Os pareceres emitidos pelos conselheiros englobam as contas de governo e as de gestão. As contas de governo são aquelas que apresentam informações sobre a execução orçamentária dos poderes do município, resultado das metas fiscais, cumprimentos dos índices constitucionais de Educação e Saúde, e adoção de medidas que demonstram a transparência a gestão pública. Já as contas de gestão trazem as informações individualizadas ou consolidadas de uma determinada unidade jurisdicionada (secretaria, órgão) sobre a execução do orçamento e dos atos administrativos permanentes (licitação, contratos, pagamentos) para julgamento pelo tribunal.

(Conforme publicação do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM) - https://www.tcm.ba.gov.br/quatro-prefeituras-tem-pareceres-pela-aprovacao-de-contas-de-2020-2/)