Casos de violência doméstica aumentaram 51% em 5 anos, segundo levantamento do MPC-SC

Casos de violência doméstica aumentaram 51% em 5 anos, segundo levantamento do MPC-SC

Os boletins de ocorrência que tratam de casos de violência doméstica, especialmente contra mulheres, tiveram alta de 51% entre 2016 e 2020, aponta levantamento do Ministério Público de Contas (MPC-SC).

Dados da Segurança Pública compilados pelo ministério de controle mostram que o total de BOs sobre violência doméstica em 2016 foram 44,8 mil, passando a 67,9 mil em 2020. A maior quantidade é de casos de ameaça e lesão corporal dolosa. Em cinco anos foram registrados 1.887 estupros e 263 feminicídios em Santa Catarina.

Segundo o MPC, após dois anos da auditoria, iniciada em 2019 e finalizada no ano passado, a avaliação do desempenho das instituições de SC converteu-se em um estudo que recomenda alterações e adequações na estrutura estatal para garantir assistência e direitos às vítimas, assim como prevenir e combater possíveis casos de violência. São 10 principais tópicos que o estado precisa melhorar, identificados na auditoria.

(Conforme publicação do portal Correio de Santa Catarina - https://www.correiosc.com.br/bos-de-violencia-domestica-aumentaram-51-em-5-anos-em-sc/)