Governador vai definir a sucessão no Ministério Público de Contas do Paraná

Governador vai definir a sucessão no Ministério Público de Contas do Paraná

O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, conselheiro Fábio Camargo, entregará nesta terça-feira (22 de março), ao governador Carlos Massa Ratinho Junior, a lista com o resultado final da eleição para novo procurador-geral do Ministério Público de Contas do Paraná (MPC-PR), que traz os nomes de Valéria Borba e Gabriel Guy Lèger, respectivamente. A entrega do resultado do pleito foi feita oficialmente nesta tarde (21), no gabinete da Presidência, pelo procurador Michael Richard Reiner. Pela legislação, cabe ao governador indicar o nome do procurador-geral, que terá mandato de dois anos. A mascote Tikinha acompanhou a entrega.

A eleição, da qual participaram os sete procuradores do MPC-PR, foi realizada na última sexta-feira (18). A atual procuradora-geral é Valéria Borba. O MPC-PR é uma instituição autônoma, que atua junto ao Tribunal de Contas, a quem compete promover e fiscalizar o cumprimento e a guarda da Constituição e das leis, no que se refere à fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial do Estado do Paraná e de seus municípios, bem como a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, requerendo as medidas de interesse da justiça, da administração e do erário.

(Conforme publicação do TCE/PR - https://www1.tce.pr.gov.br/noticias/governador-vai-definir-a-sucessao-no-ministerio-publico-de-contas-do-parana/9716/N)