MPC/AM pede providências sobre abertura desenfreada de ramais na BR-319

MPC/AM pede providências sobre abertura desenfreada de ramais na BR-319

O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) solicitou providências do Governo do Amazonas em relação à expansão de ramais nos municípios de Canutama, Humaitá, Manicoré, e Tapauá. A medida veio após publicação da nota técnica “Abertura e expansão de ramais em quatro municípios sob influência da rodovia BR-319”, produzida pelo Observatório BR-319 (OBR-319), sobre a abertura desenfreada de ramais nos quatro municípios entre 2016 e 2021.

Segundo o levantamento feito pelo OBR-319, houve um aumento de 1.593 quilômetros (km) na rede de ramais localizada na área de influência da BR-319, nos últimos cinco anos, correspondendo à abertura de quase rodovias BR319 no período.

A representação, feita pelo procurador do MPC-AM Ruy Alencar, é direcionada à Secretaria de Estado do Meio Ambiente do Amazonas (Sema), Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

(Conforme publicação do MPC/AM - https://radaramazonico.com.br/ministerio-publico-de-contas-pede-providencias-sobre-abertura-desenfreada-de-ramais-na-br-319/)