MPC/SP disponibiliza vídeo aula sobre o uso da base do SISOBI

O Ministério Público de Contas de São Paulo (MPC-SP) disponibilizou inédito Vídeo Aula de aprendizado para o uso do Sistema Informatizado de Controle de Óbitos (Sisobi) aos integrantes dos MPCs em todo o Brasil.

Tendo como grande objetivo colher as informações de óbitos dos cartórios de registro civil de pessoas que nasceram no Brasil, o Sisobi nasce como uma grande ferramenta para cruzamento de dados em investigações.

A vídeo aula permitirá o entendimento do potencial uso dessas informações e como navegar melhor no sistema.

Segundo o Procurador-Geral do MPC/SP, Thiago Lima, o Sisobi automatiza a fiscalização de diversas despesas, além de auxiliar no monitoramento de possíveis fraudes.

“A base do Sisobi é útil para verificar a eventual existência de quaisquer despesas públicas realizadas em favor de pessoas cujos registros de CPF constem como falecidos.

Além de poder revelar a ocorrência de fraudes, também ajuda na prevenção da perpetuação dos ilícitos, contribuindo para a diminuição da corrupção na Administração Pública Direta e Indireta do Estado e dos Municípios de São Paulo”, explica o Procurador.

A vídeo aula faz parte das ações do grupo 4 do Enampcon (Encontro Nacional do Ministério Público de Contas) responsável pela capacitação dos Centros de Inteligência dos MPCs de todo o Brasil.