O Ministério Público de Contas do Paraná (MPC/PR) lançou o “Manual de Orientação aos Gestores: Alimentação Escolar”.
Iniciativa que faz parte do projeto “Manuais de Gestão”, instaurado na gestão da Procuradora-Geral Valéria Borba (biênio 2020- 2022).
Sublinhando que as políticas envolvendo a alimentação escolar ganham ainda mais relevância no período de pandemia da Covid-19, já que, apesar do fechamento recorrente das escolas devido à pandemia, a alimentação escolar segue sendo de suma importância para manter a segurança alimentar de grande parte das famílias brasileiras, especialmente a população de baixa renda.
Fator que ganha ainda mais destaque em um contexto no qual mais de 14% da população brasileira está sofrendo com o desemprego.
Com isso, a alimentação auxilia diretamente boa parte dessas famílias.
Também valendo ressaltar que, em muitos locais, pais deixam os filhos nas escolas devido a alimentação disponibilizada nas instituições de ensino.
Para suprir essa carência, os órgãos públicos têm buscado manter a distribuição das merendas, mesmo com as escolas fechadas.
Realizando as entregas dos ingredientes, que formam a alimentação escolar, diretamente nas casas dos alunos.
Neste contexto todo, o lançamento do “Manual de Orientação aos Gestores sobre Alimentação Escolar” do MPC/PR é de extrema relevância, sendo ele útil para consulta e esclarecimento de dúvidas acerca do tema, além de incentivar o controle social e contribuir no aprimoramento da gestão pública voltada ao tema.
Reforçando, assim, o crédito que as políticas voltadas para a alimentação escolar do Brasil têm perante o mundo, sendo que seu modelo é exportado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para países com vulnerabilidade social.
Acesse o Manual de Orientação aos Gestores: Alimentação Escolar, pelo link: http://www.mpc.pr.gov.br/manual-alimentacao-escolar.