O Ministério Público de Contas do Amazonas (MPC-AM) participou da abertura da Semana do Meio Ambiente do Centro de Ciências do Ambiente (CCA) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).
Representando o MPC-AM, o procurador Ruy Marcelo Alencar de Mendonça, responsável pela Coordenadoria de Meio Ambiente, participou da mesa redonda de abertura juntamente com o reitor da UFAM, Sylvio Mário Puga Ferreira, autoridades da UFAM e representantes de cooperativas de reciclagem, onde debateram a proposta temática do congresso quanto aos resíduos sólidos.
“Pela coleta seletiva há recolhimento nas residências e envio para um centro de triagem para que aquele material tenha condição de ser reaproveitado. Mas, para que isso ocorra, de fato, e aquele resíduo chegue efetivamente de volta às fábricas, é preciso que haja um sistema de transporte e de encaminhamento desse material. Chamado pela lei de logística reversa. […] então é a lei que obriga todas as empresas a comprovarem que custearam e providenciaram operações de logística reversa dos resíduos de seus produtos.” afirmou Ruy Marcelo.
(Conforme publicação do MPC/AM - http://mpc.am.gov.br/?p=40087)