A Procuradora-Geral Adjunta do Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC/SC), Cibelly Farias, participou da live “Transparência e Accountability na Gestão Pública”.
O evento, organizado pelo Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), foi realizado em comemoração ao Dia do Administrador Público. O debate contou também com a presença do Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Irineu Manoel de Souza. A mediação foi do administrador e conselheiro do CRA-SC, Fernando Amorim da Silva.
Em relação às ações do Ministério Público de Contas (MPC/SC) para o incremento da transparência, Cibelly Farias citou a divulgação das informações de municípios catarinenses em diários oficiais eletrônicos, e não apenas em jornais impressos, a partir de 2017; e o incentivo à disponibilização de dados abertos, ou seja, dados em formatos acessíveis, que permitam o cruzamento das informações. “A transparência é uma construção, não é algo que vem pronto. Assim, durante algum tempo, ainda poderemos ter o movimento de dar dois passos para frente e, eventualmente, um passo para trás. Mas a transparência é uma pauta que não tem como retroceder”, afirmou.
(Conforme publicação do MPC/SC - https://www.mpc.sc.gov.br/noticias/procuradora-geral-adjunta-cibelly-farias-participa-de-live-sobre-transparencia-na-gestao-publica/)