MPC-RR promove II Congresso sobre preservação da Amazônia e povos originários

MPC-RR promove II Congresso sobre preservação da Amazônia e povos originários

A importância de impulsionar a preservação ambiental, combater a crise humanitária yanomami e dar voz aos povos tradicionais que residem na região mais afetada pelo crime organizado e o garimpo ilegal. Dentro desse contexto, o Ministério Público de Contas de Roraima (MPC/RR) realiza o II Congresso MPC/RR - Povos Originários e Direitos Humanos - Amazônia: A Última Fronteira entre os Direitos de um País Sustentável e a Defesa Indigenista. O evento acontece nos dias 17 e 18 de agosto no Teatro Municipal de Boa Vista.

Segundo o procurador-geral de Contas do MPC/RR, Dr. Paulo Sousa, a realização do II Congresso MPC/RR - Povos Tradicionais e Direitos Humanos faz parte da atuação do Ministério Público de Contas de Roraima, que não pode se ausentar da defesa dos interesses sociais da região amazônica, principalmente com o agravamento da crise humanitária na Terra Indígena Yanomami.

“Combater a devastação do meio ambiente passa primeiro pela preservação dos povos tradicionais que vivem na região e pela qualidade de vida em que ele se encontra. Envolve a questão da regularização das terras, da qualidade de água, do acesso à saúde. São muitas vertentes que precisam ser discutidas e o Ministério Público de Contas de Roraima vai fazer o seu papel social enquanto instituição para promover essa discussão e formação desse turbilhão de ideias”, destacou o procurador.

(Conforme publicação do MPC/RR - https://www.mpc.rr.gov.br/noticia.php?Id=629)