MPC-MG participa de 2º Seminário Mineiro de Integridade, promovido pela RMI

MPC-MG participa de 2º Seminário Mineiro de Integridade, promovido pela RMI

O 2º Seminário Mineiro de Integridade, promovido pela Rede Mineira de Integridade (RMI), da qual o Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais é um dos órgãos integrantes. Representando o Parquet especial, estiveram presentes o Procurador-Geral, Marcílio Barenco, a Assessora da Procuradoria-Geral, Professora Maria Tereza Dias, e o Diretor, André Tebit.

Com palestras sobre a temática e exposição de casos e boas práticas realizadas pelos órgãos integrantes da Rede, a cerimônia de abertura contou com as falas dos representantes dos órgãos, que, de maneira geral, citaram a necessidade do trabalho em rede para o fortalecimento da cultura da integridade, compartilhando conhecimentos e ações que já são adotadas por algum órgão e podem ser aplicadas em outro.

Nesse sentido, o Procurador-Geral do MPC-MG sublinhou tratar-se de um momento oportuno à interoperabilidade e troca de experiências entre os membros da RMI. Barenco também reforçou a necessidade de um efetivo controle interno como uma das formas de garantia de integridade, citando, para isso, relatório de 2017 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), em que foi demonstrado que a maior preocupação da sociedade é com a corrupção e seus nocivos efeitos em relação à não implementação de políticas públicas.

(Conforme publicação do MPC/MG - https://www.mpc.mg.gov.br/mpc-mg-participa-de-2o-seminario-mineiro-de-integridade-promovido-pela-rmi/)