O segundo dia do Congresso Nacional do Ministério Público de Contas destacou a importância de se promover ações que garantam a preservação ambiental, buscando um equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e a conservação dos ecossistemas. Sobre esse aspecto, o primeiro debate abordou o tema “O desafio do desenvolvimento sustentável na perspectiva ambiental”, com a participação dos procuradores Diogo Ringenberg (MPC-SC), Ruy Marcelo Alencar de Mendonça (MPC-AM) e Aline Assuf (MPC-RJ), e da professora Alessandra Macedo Franca.
Acerca da perspectiva central do debate, os painelistas explicam que em um mundo cada vez mais globalizado e dependente dos recursos naturais, “é fundamental adotar práticas sustentáveis em todos os setores da sociedade. Isso significa repensar os modelos de produção e consumo, reduzindo o desperdício e utilizando de forma eficiente os recursos”.
O segundo painel do dia apresentou a discussão em torno do tema “Experiência de atuação controladora em prol do desenvolvimento sustentável no meio ambiente natural e cultural”, com os procuradores Eduardo Côrtes (MPC-SE), Rodrigo Lima (MPTCU), Maria Cecília Borges (MPC-MG) e Marcílio Filho (MPC-PB).
No período da tarde, destaque para os debates sobre o tema “O desenvolvimento sustentável e a busca pela redução das desigualdades e inclusão social: acessibilidade”, que pautou a necessidade de se promover ações que garantam igualdade de oportunidades para todos, buscando uma sociedade mais justa e sustentável. O painel foi apresentado pelos procuradores José Gustavo Athayde (MPC-GO), Sérgio Caribé (MPTCU), Maísa de Castro Souza (MPC-GO), Cibelly Farias (MPC-SC), Gabriel Léger (MPC-PR), e a secretária Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Anna Paula Feminella.
Por fim, a educação foi apontada como um pilar fundamental para o desenvolvimento sustentável. Os palestrantes, procuradores Élida Graziane Pinto (MPC-SP), Paulo Sérgio Oliveira, e a representante da Unicef, Verônica Bezerra, destacaram a importância de se investir em uma educação de qualidade, que promova a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e prepare os cidadãos para enfrentar os desafios futuros.
Segundo eles, a educação forma cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões responsáveis em relação ao meio ambiente e à sociedade. “Investir na educação é investir no futuro, garantindo que as gerações futuras tenham as ferramentas necessárias para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos que se apresentam. Somente através da educação podemos construir uma sociedade mais sustentável, equitativa e justa para todos”.
Serviço
Rosana Magno (Decom MPC-PA)
Confira fotos do evento: