Encontro de Comunicação do MPC destaca importância do planejamento estratégico e uso de novas tecnologias

Encontro de Comunicação do MPC destaca importância do planejamento estratégico e uso de novas tecnologias

Evento reforça missão do MPC de informar, conscientizar e engajar a sociedade em relação ao controle e fiscalização dos recursos públicos

Visando o aprimoramento e o fortalecimento a atuação da comunicação institucional, a Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) promoveu o 3° Encontro de Comunicação da instituição ministerial de contas, nos dias 19 e 20, em João Pessoa (PB). Nesta edição, a programação apresentou a oficina de “Media Training”, com a jornalista Nadja Rodrigues, e a “Roda de Conversa sobre boas práticas em Comunicação”, com as jornalistas Rosana Magno e Mariana Sena, e com o publicitário e fotojornalista, Diego Castro.

As particularidades, os detalhes e bastidores das entrevistas, bem como a postura correta diante da imprensa, foram os destaques da oficina de media training. O treinamento teve como objetivo capacitar os participantes sobre como lidar com os veículos de comunicação de forma mais eficiente e estratégica, fornecendo técnicas e orientações para entrevistas, elaboração de comunicados oficiais, gerenciamento de crise, dentre outros pontos.

Além disso, o evento abordou boas práticas de planejamento de comunicação, destacando a importância de estabelecer metas claras, identificar público-alvo (personas – redes sociais) e definir estratégias de divulgação.

Sobre esse aspecto, a jornalista e chefe do Departamento de Comunicação do MP de Contas do Estado do Pará, Rosana Magno, apresentou o atual modelo de gestão das redes sociais do órgão, o qual foi estruturado, segundo ela, “a partir do planejamento estratégico com análise de métricas e monitoramento das publicações, visando a concepção de uma linha editorial e da personalidade do órgão nas mídias sociais Instragram e facebook, que atualmente está formatada como: atuação finalística, atuação pedagógica e atuação institucional”, explicou.

De acordo com Rosana Magno, “a execução de planos estratégicos jornalísticos e publicitários é a base para a realização de uma comunicação eficaz e humanizada, capaz de impactar positivamente a percepção da sociedade em relação à atuação e ao trabalho empreendido, seja por uma figura pública, uma empresa privada e, claro, por órgãos e instituições da esfera pública. A criação de conteúdo demanda tempo, pesquisa, análise de cenário e de dados. Por trás de cada publicação, há inúmeras horas de planejamento, design, redação e análise crítica”, frisou.

O uso de novas tecnologias também foi debatido no encontro, com apresentações sobre ferramentas digitais e plataformas de comunicação que podem auxiliar no trabalho dos profissionais da área. Foram discutidas tendências, dentre elas, a utilização da “Inteligência Artificial (IA)” como ferramenta de apoio para a produção de conteúdo, além da importância de um quadro completo de comunicadores na equipe: jornalista, publicitário e relações públicas.

Sobre isso, Diego Castro explica que “o uso consciente e estratégico como, por exemplo, da IA, corrobora com a ampliação do alcance das informações e na execução de uma comunicação mais próxima e eficiente com a sociedade. A usabilidade correta desses mecanismos tem o potencial de agilizar a rotina frenética de demandas em uma assessoria de comunicação. Outro ponto crucial para rotina de trabalho fluir bem é a construção de uma equipe de comunicação sólida e, no melhor dos cenários, formada por profissionais de todas as áreas de comunicação: Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas”.

A jornalista Mariana Sena, em sua apresentação, ressaltou que “a comunicação sem gestão e planejamento encontrará obstáculos na efetividade de suas ações”. Sob esse aspecto, ela lembra que o MPC de Mato Grosso, onde ela atua ao lado de Diego Castro, apresentou a usabilidade da ferramenta trello, “que começamos a utilizar à época da pandemia e atualmente é a base organizacional da nossa rotina de trabalho”.

Mariana destaca, também, que “a oficina trouxe uma troca de experiência incrível. É muito bom saber um pouco mais sobre os produtos, a condução e o modelo de trabalho adotado por meus colegas, especialmente aqueles que trabalham sozinhos, mas que, ainda assim, encontram formas de entregar uma comunicação de qualidade em seus respectivos MPC’s. Sem dúvida, foi uma oportunidade única para agregar conhecimento, replicar ideias e inovações que vão impactar em nosso trabalho no Ministério Público de Contas”, concluiu.

“O terceiro encontro de comunicação do Ministério Público de Contas foi uma oportunidade única para troca de conhecimentos e experiências entre os profissionais da área. A iniciativa reforça o compromisso do MPC em investir na capacitação e no aprimoramento de sua equipe, buscando sempre a excelência na comunicação institucional”, disse o presidente da Ampcon, João Bandeira do Anjos Mello.

“A participação no encontro permitiu que membros e servidores do MPC compartilhassem boas práticas, aprendessem com experiências de outros estados e se atualizassem sobre as tendências e tecnologias que podem potencializar a comunicação do órgão. Com isso, o Ministério Público de Contas reforça sua missão de informar, conscientizar e engajar a sociedade em relação ao controle e fiscalização dos recursos públicos, conclui a vice-presidente da Ampcon, Silaine Vendramin.

Serviço

Rosana Magno (Comunicação MPC-PA)