Na tarde da última sexta-feira, 14, o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, recebeu o Diretor Adjunto da Ampcon e Subprocurador-Geral de Contas do MPC-PA, Stanley Botti Fernandes.
Stanley Botti, Marcílio Barenco e Licurgo Mourão. Foto: JK Freitas.
O objetivo da reunião foi promover a troca de experiências sobre boas práticas e desafios enfrentados no âmbito do controle externo. Durante o diálogo, os Procuradores discutiram estratégias para fortalecer a atuação dos Ministérios Públicos de Contas em nível nacional, com a intensificação da troca de experiências e do intercâmbio de boas práticas entre os Parquets Especializados.
Na ocasião, Botti também conheceu as instalações do MPC-MG, acompanhado pelo Conselheiro em exercício do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais Licurgo Mourão. Stanley Botti, Marcílio Barenco e Licurgo Mourão. Foto: JK Freitas.
Marcílio Barenco destacou a relevância das ações da Ampcon para a sociedade:
“A Associação tem um papel essencial na articulação nacional do Ministério Público de Contas, promovendo a cooperação e a capacitação entre os órgãos de controle. É preciso fortalecer esse intercâmbio contínuo de experiências e boas práticas, pois somente assim conseguiremos garantir uma fiscalização mais eficiente, com impactos diretos na gestão pública e em defesa dos interesses da sociedade, que clama por mais transparência e eficiência na administração dos recursos públicos.”
Stanley Botti, por sua vez, apontou a importância do encontro:
"Visitas institucionais como essa nos permitem conhecer boas práticas adotadas por outros Ministérios Públicos de Contas, promovendo a integração e o intercâmbio de conhecimentos. Esse diálogo contribui para a construção de soluções mais eficientes e para o aperfeiçoamento do trabalho em defesa do interesse público".
O encontro reafirma o compromisso da Ampcon em constituir-se como um elo entre os MPCs de todo o país, tanto realizando ações conjuntas e alinhadas às necessidades do controle externo quanto fortalecendo a entidade para garantir um Ministério Público de Contas cada vez mais atuante e estratégico.