Na manhã de hoje, 18, o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, participou do evento “Apoio técnico para o início de mandato – primeiros passos e grandes acertos”, promovido pelo Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), e pelo Ministério Público de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (MPCM-GO). O dispositivo de honra. Foto: TCM-GO.
O encontro, realizado no Centro de Convenções de Goiânia, reuniu quase dois mil participantes, entre Prefeitos, Presidentes de Câmaras, Vereadores, Secretários e servidores municipais.
O evento contou com o apoio de diversas instituições, como a Associação Goiana dos Municípios (AGM), e o Sebrae, e teve como objetivo capacitar os gestores públicos para os desafios do início de mandato, com foco na eficiência e na transparência na gestão pública.
Durante seu pronunciamento, Marcílio Barenco destacou a relevância da fiscalização e da orientação aos gestores municipais: “Esse apoio vem em boa hora, com ações de fiscalização e orientação. O início de mandato é o momento certo de instituir uma cultO Presidente da Ampcon, Marcílio Barenco, durante sua fala. Foto: TCM-GO.ura voltada para a prevenção e o cuidado, com o intuito de evitar eventuais desvios.”
O Procurador-Geral do MPCM-GO, Henrique Pandim, ressaltou a importância da inovação na gestão municipal: “Há de haver um espaço legítimo para que a gestão inove, pois é preciso buscar soluções para sair da mesmice. Essa busca deve ser pensada dentro do ordenamento jurídico, considerando que nem a mesmice nem a inovação insensata são desejáveis. As políticas públicas precisam ser baseadas em evidências embasadas.” O Procurador-Geral do MPCM-GO, Henrique Pandim. Foto: TCM-GO.
O Presidente do TCM-GO, Conselheiro Joaquim de Castro, reforçou o papel do Tribunal como parceiro dos gestores municipais: “As mulheres precisam entrar mais na política, eu peço às mulheres aqui presentes que quebrem essa barreira. Sobre o Tribunal, nós julgamos e fiscalizamos quem tem o poder político, então isso não é fácil, e nós estamos aqui para atender, da melhor forma possível, às expectativas do cidadão. É preciso saber ouvir, saber compreender o que é bom para aquele momento, para aquela situação, e também é importante fazer com amor.”
O Presidente do TCM-GO, Conselheiro Joaquim de Castro. Foto: TCM-GO.
O evento seguiu com palestras e minicursos abordando temas relevantes para a Administração Pública, como planejamento orçamentário, gestão fiscal e transparência.
Além das autoridades mencionadas, compuseram a mesa de honra o Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Conselheiro Edilson Silva (TCE-RR); o Prefeito de Goiânia, Sandro Mabel; o Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás, Deputado Estadual Bruno Peixoto; o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Desembargador Leandro Crispim; o Secretário de Relações Institucionais do Estado de Goiás, Armando Vergílio; o Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO), Conselheiro Hélder Valin; a Juíza do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), Ana Cláudia Veloso; a Vice-Prefeita de Goiânia, Coronel Claudia Lira; os Conselheiros do TCM-GO: Daniel Goulart, Vice-Presidente e Francisco José Ramos, Corregedor, além de Valcenôr Braz, Humberto Aidar e Sérgio Cardoso; os Conselheiros Substitutos do TCM-GO, Flávio Luna, Pedro Henrique Bastos e Laécio Guedes do Amaral; o Procurador MPCM-GO José Américo da Costa Júnior; os Deputados Estaduais Mauro Rubem , Bia de Lima, Cairo Salim, Virmondes Cruvinel e Júlio Pina; o Presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Carlão da Fox; o Presidente da Federação Goiana de Municípios (FGM), Haroldo Naves; e o Presidente da União dos Vereadores de Goiás (UVG-GO), Francisco Carvalho. José Américo da Costa Júnior, Henrique Pandim e Marcílio Barenco. Acervo pessoal.