Na manhã de hoje, 27, o Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) e Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais, Marcílio Barenco, esteve presente na Sessão Especial de Posse da Procuradora-Geral do Ministério Público de Contas do Estado da Bahia (MPC-BA), Camila Luz de Oliveira, e do Corregedor de Contas, Danilo Ferreira Andrade. O evento ocorreu no Plenário Conselheiro Lafayette Pondé, em Salvador.
Marcílio Barenco (à direita) e autoridades presentes no evento. Foto: TCE-BA.
Após a execução do Hino Nacional, foi feito o juramento pelos empossados e a leitura e assinatura do Termo de Posse. Posteriormente, autoridades discursaram desejando sucesso à nova gestão do MPC-BA.
O evento. Foto: TCE-BA.
A Procuradora-Geral empossada, em seu discurso, enfatizou as vitórias e avanços alcançados, como a criação da Corregedoria de Contas, do Colégio de Procuradores e dos núcleos temáticos, que visam tornar o trabalho mais eficiente. “Se a nossa gestão tem tido bons frutos, foi porque vocês, com equilíbrio, coragem e preparo técnico, souberam sedimentar o terreno e consolidar o espaço da nossa instituição”, afirmou, reconhecendo a contribuição dos colegas que a antecederam no cargo. Camila Luz também mencionou o alinhamento institucional, com a realização de reuniões trimestrais, e a revisão do plano estratégico, essencial para a definição dos desafios da instituição.
Em sua fala, também ressaltou a importância de fortalecer as parcerias interinstitucionais, destacando a participação em projetos como o “Painel dos Terceiros Juninos” e a mediação de conflitos, como na compra dos trens do VLT e na construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica. “A solução dos grandes problemas sociais demanda de nós uma nova postura, por meio do consenso e do incentivo ao diálogo”, disse, sublinhando a importância do uso de novas técnicas de solução de conflitos e da inteligência artificial como aliadas na otimização de recursos. Por fim, Camila expressou sua honra em ser a primeira mulher a assumir o cargo de Procuradora-Geral do MPC-BA por dois mandatos consecutivos, agradecendo a todos que a apoiaram, especialmente sua equipe e familiares, pela superação dos obstáculos.
Camila Luz em seu discurso. Foto: TCE-BA.
As autoridades
A cerimônia reuniu autoridades do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), membros do MPC-BA e representantes de outras instituições de controle e fiscalização, consolidando a importância do Ministério Público de Contas no cenário nacional.
Além do Procurador-Geral do MPC-MG e Presidente da Ampcon, Marcílio Barenco, compuseram a mesa de honra o Presidente do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Conselheiro Marcos Vinicius Presídio; o Desembargador Ricardo Regis Dourado, representante da Presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; o Procurador-Geral de Justiça do Estado da Bahia, Pedro Maia Souza Marques; o Procurador-Geral do Município de Salvador, Eduardo Porto, representando o Prefeito de Salvador Bruno Reis; a Procuradora-Geral Adjunta para Assuntos Jurídicos do Estado da Bahia, Patrícia Saback, representando o Governo do Estado; o Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA), Conselheiro Francisco Netto; a Defensora Pública Laura Fagury, representando a Defensora Pública-Geral do Estado da Bahia, Camila Canário; o Procurador-Geral do MPCM-BA, Danilo Diamantino; o Vice-Presidente do TCE-BA, Conselheiro Antônio Honorato de Castro Neto; o Corregedor do TCE-BA, Conselheiro Gildásio Penedo Filho; a Conselheira do TCE-BA, Carolina Matos; e o Conselheiro do TCE-BA, João Bonfim.
Na extensão da mesa, também estiveram presentes o Procurador-Chefe do Ministério Público Federal na Bahia, Cleiton Ricardo de Jesus; o Procurador-Chefe do Ministério Público do Trabalho na Bahia, Maurício Ferreira Brito; a Procuradora-Geral de Justiça Adjunta do Estado da Bahia, Norma Angélica Cavalcanti; o Corregedor-Geral do Ministério Público da Bahia, Paulo Marcelo de Santana Costa; o Conselheiro do TCM-BA, Plínio Carneiro Filho representando o Presidente da Atricon, Edilson Silva; o Conselheiro Substituto do TCM-BA, Antônio Emanuel Andrade Souza representando a Presidente da Audicon, Milene Dias da Cunha; o Superintendente da Controladoria-Geral da União (CGU) na Bahia, Romualdo Anselmo dos Santos; o Presidente da Associação do Ministério Público da Bahia e representante da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp); e, Promotor Marcelo Miranda, Presidente da Associação do Ministério Público da Bahia.
A voz Ampcon
Marcílio Barenco, Presidente da Ampcon, parabenizou Camila Luz por sua posse como Procuradora-Geral do MPC-BA e destacou a importância desse momento para o fortalecimento do sistema de controle externo: “Este é um marco para o Ministério Público de Contas da Bahia e para a instituição como um todo. Camila Luz é uma profissional com uma trajetória sólida e um compromisso inabalável com a transparência e a boa governança”.
O Presidente da Ampcon, Marcílio Barenco, durante sua fala. Foto: TCE-BA.
Barenco também ressaltou a relevância da integração entre os Ministérios Públicos de Contas em todo o país: “A união entre as instituições de controle é fundamental para que possamos enfrentar os desafios atuais e garantir que o controle externo continue sendo uma ferramenta essencial para a sociedade. Tenho certeza de que Camila, com sua liderança e visão estratégica, conduzirá o MPC-BA a novas conquistas e fortalecerá o nosso sistema de controle”, completou Barenco, desejando sucesso à nova Procuradora-Geral.
Marcílio Barenco, Camila Luz, Danilo Andrade e Aline Rego. Foto: Acervo pessoal.
O público. Foto: TCE-BA.