Ampcon marca presença em Foro Internacional de Segurança Digital na Colômbia

 

safsElke Moura, Procuradora-Ouvidora do MPC-MG; Marcílio Barenco, Procurador-Geral do MPC-MG e Presidente da Amcpon; Licurgo Mourão, Conselheiro em exercício do TCE-MG; e o Procurador do MPC-MG Glaydson Massaria. Acervo pessoal.

 A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) participou, na última semana, do Foro Internacional de Segurança Digital, realizado em Cartagena das Índias, na Colômbia. A entidade foi representada por seu Presidente, Marcílio Barenco, Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais. Deste mesmo Parquet, estiveram presentes a Procuradora-Ouvidora, Elke Moura, e o Procurador Glaydson Massaria.

ImageLéo da Silva Alves, Elke Moura, Marcílio Barenco e Sebastião Helvecio. Acervo pessoal.

 

Com participação restrita a lideranças institucionais e presidido pelo Professor Léo da Silva Alves, o evento reuniu representantes de Tribunais, Ministérios Públicos, e autoridades de diversos países, como o Conselheiro em exercício do TCE-MG Licurgo Mourão e o Conselheiro aposentado do TCE-MG Sebastião Helvécio.

Tendo como foco no enfrentamento ao cibercrime e na proteção de dados sensíveis, o evento contou com uma programação que envolveu exposições técnicas, mesas de debate e cooperação científica.

Para o Presidente da Ampcon, o Foro representa um espaço estratégico de articulação e fortalecimento institucional:

“A proteção digital não é mais uma opção. É dever de quem zela pelo interesse público. O Ministério Público de Contas precisa estar à altura dos desafios do nosso tempo, o que inclui compreender os riscos cibernéticos, articular soluções e cooperar em nível internacional”, ressalta Marcílio Barenco.

O evento seguiu até o dia 24 de julho e contou com a participação de autoridades do Brasil, da Colômbia, de países africanos e de organismos internacionais. A cidade de Cartagena foi escolhida por sua posição geopolítica estratégica e pelo avanço técnico das instituições colombianas no rastreamento e combate ao cibercrime.

 IMG 20250722 WA0013A Procuradora-Ouvidora do MPC-MG, Elke Moura, preside a mesa. Acervo pessoal.

 

O MPC no evento

O Ministério Público de Contas brasileiro, representado pelo MPC-MG, marcou presença no evento internacional ao lado de especialistas em cibersegurança e representantes de instituições públicas da América Latina. A participação institucional teve início na manhã do dia 22, quando a Procuradora-Ouvidora do MPC-MG, Elke Moura, presidiu uma das mesas do encontro, conduzindo os trabalhos com autoridades acadêmicas e especialistas internacionais. Na ocasião, foram apresentadas as conferências da pesquisadora colombiana Sharinne Royero, sobre o “Sistema de Autocontrol y Gestión del Riesgo”, e do professor Dairon Torrado, da Universidad Libre Seccional Barranquilla, com o tema “El precio de la personalización: ¿Hasta dónde llegan las empresas con tus datos?”.

Image 2Marcílio Barenco em sua exposição, ao lado do Conselheiro em exercício do TCE-MG Licurgo Mourão. Acervo pessoal.

 No dia seguinte, 23, o Presidente da Ampcon e Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco, também presidiu mesa temática dedicada aos desafios da justiça digital e à proteção de dados em ambientes públicos. Participaram o engenheiro de sistemas do Tribunal Administrativo de Bolívar, Luis Gabriel Gómez Rocha, com a conferência “Desafíos para mantener las plataformas salvaguardas de ataques hackers y fugas de datos”, e Jhonatan Guerrero Quiroga, da Polícia Nacional da Colômbia, que apresentou a atuação do Centro Cibernético da corporação. O Conselheiro em exercício do TCE-MG, Licurgo Mourão, também compôs a mesa.

WhatsApp Image 2025 07 23 at 15.33.31Marcílio Barenco ao lado de Licurgo Mourão. Acervo pessoal.

 

a

Licurgo Mourão, Marcílio Barenco, Elke Moura e Glaydson Massaria.

Com exposições técnicas, painéis interativos e espaços de cooperação científica, o evento,  presidido pelo Professor Léo da Silva Alves, promoveu o intercâmbio entre autoridades, pesquisadores e especialistas internacionais, reforçando o compromisso da Ampcon com o fortalecimento institucional e a inovação no controle externo.