A Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon) participa do III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas, que acontece nesta quarta, 6, e quinta, 7, no Rio de Janeiro, representada por seu Presidente, Procurador Marcílio Barenco, e pelo Diretor Adjunto, Procurador Stanley Botti, do Ministério Público de Contas do Pará.
Stanley Botti Fernandes, Cezar Miola, Marcílio Barenco, Agostinho Patrus Filho. Foto: Acervo pessoal.
Com o tema “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”, o evento reúne mais de 900 participantes de todas as regiões do país, entre comunicadores, membros dos Tribunais e Ministérios Públicos de Contas, servidores, acadêmicos e especialistas, para discutir os desafios da comunicação institucional no controle externo, promover a troca de experiências e reforçar o papel da comunicação pública como instrumento de aproximação com a sociedade, transparência e fortalecimento das instituições.
O dispositivo de honra. Foto: Atricon
Na cerimônia de abertura, realizada no espaço Ribalta, na Barra da Tijuca, representantes das entidades organizadoras destacaram o papel estratégico da comunicação pública para a democracia, sobretudo em um cenário de desinformação, disputas narrativas e avanço da inteligência artificial. Em diferentes falas, foi reforçada a necessidade de comunicar com empatia, clareza e responsabilidade, conectando as instituições de controle à sociedade por meio de linguagens acessíveis e ações transparentes.
Além de Barenco, compuseram a mesa de honra o Presidente da Atricon, Conselheiro Edilson Silva; o Presidente do TCE-RJ, Conselheiro Márcio Henrique Cruz Pacheco; o Presidente do TCMRio e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Conselheiro Luiz Antonio Guaraná; o Coordenador-Geral do Congresso e da Rede de Secretários de Comunicação dos TCs, Conselheiro Joaquim de Castro (TCM-GO); a Diretora de Desenvolvimento e Políticas Públicas do Instituto Rui Barbosa (IRB), Conselheira Susana Azevedo Freitas (TCE-SE); o Conselheiro Tiago Ribeiro (TCMRio), Vice-Presidente da Abracom; a Conselheira Substituta Milene Dias da Cunha (Audicon); o Juiz Conselheiro Claudio Pene, do Tribunal Administrativo de Moçambique; a Diretora de Relações Institucionais da AEGEA Saneamento (Águas do Rio), Tatiana Carius; o Secretário de Governo do Município do Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz; e o Secretário Municipal de Integridade e Transparência Pública da Prefeitura do Rio de Janeiro, Rodrigo Correia. Também marcam presença no evento o Vice-Presidente do TCE-MG, Conselheiro Agostinho Patrus; o Conselheiro do TCE-RS e Vice-Presidente do IRB, Cezar Miola; e o Procurador Stanley Botti, do MPC-PA, Diretor Adjunto da Ampcon.
A programação do primeiro dia inclui painéis com nomes de destaque da comunicação nacional, como as jornalistas Natuza Nery e Giuliana Morrone, e aborda temas como inteligência artificial, desinformação, participação cidadã e boas práticas na comunicação pública.
A Ampcon reforça a importância do fortalecimento da comunicação pública como aliada estratégica das instituições de controle, da promoção da cidadania e da defesa do interesse público. Ao participar do Congresso, a entidade reafirma seu compromisso com a transparência, o diálogo institucional e a aproximação com a sociedade.
III CNCTC
O III Congresso Nacional de Comunicação dos Tribunais de Contas (III CNCTC) acontece até quinta-feira, 7, no Ribalta, espaço multieventos localizado na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, com o tema central “Estratégia, inovação e diálogo com a sociedade”. O encontro reúne comunicadores, especialistas, acadêmicos, servidores e membros dos Tribunais de Contas de todo o país para debater os desafios contemporâneos da comunicação institucional no controle externo.
Integrantes do dispositivo de honra durante execução do Hino Nacional. Foto: Atricon
O evento é uma realização conjunta da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro (TCMRio) e Instituto Rui Barbosa (IRB), e conta com o apoio institucional do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom) e da Associação Nacional dos Ministros e Conselheiros Substitutos dos Tribunais de Contas (Audicon), além do patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Águas do Rio, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN), Centro Industrial do Rio de Janeiro (CIRJ) e Multiplan.
Apresentação cultural durante o Congresso. Foto: Atricon