Diretoria da Ampcon marca presença no II Encontro Nacional da Primeira Infância

Começou hoje, 27, no Minascentro, em Belo Horizonte, o II Encontro Nacional da Primeira Infância (Enapi), promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) e pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), com o apoio da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e do Ministério Público de Contas do Estado de Minas Gerais (MPC-MG). Também apoiam o evento a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e o Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC). 

54748862806 d47968d6da o 1Dispositivo de honra. Foto: TCE-MG.

 

Na ocasião, a Ampcon foi representada por membros de sua Diretoria que também integram o MPC-MG: o Presidente e Procurador-Geral, Marcílio Barenco; o 1° Diretor Executivo e Subprocurador-Geral, Daniel Guimarães; a 1ª Tesoureira e Procuradora, Cristina Andrade Melo. Do Parquet de Contas mineiro também estiveram presentes a Procuradora-Corregedora, Sara Meinberg; e a Procuradora Maria Cecília Borges.

54748962659 d33a1ed267 6kMarcílio Barenco, Hamilton Coelho, Daniel Guimarães e Leonardo Boff. Foto: TCE-MG.

 

54748952958 dd19b75b10 6kCristina Andrade Melo, Sara Meinberg e Susana Azevedo. Foto: TCE-MG.

II ENAPI - Encontro Nacional da Primeira InfânciaO público do evento. À frente, Maria Cecília Borges (2ª à direita). Foto: TCE-MG.

Representando a Corte de Contas mineira, marcaram presença: o Presidente, Conselheiro Durval Ângelo; os Conselheiros em exercício Telmo Passareli, Adonias Monteiro, Licurgo Mourão e Hamilton Coelho.

54748952698 8b9c5d7444 6kDurval Ângelo durante seu discurso. Foto: TCE-MG.

54748962749 37fc9d030d oLicurgo Mourão, Telmo Passareli e Adonias Monteiro. Foto: TCE-MG.

 

Segundo Marcílio Barenco:

“Nosso apoio ao evento e nossa presença enquanto membros da Ampcon reafirmam uma convicção: não há investimento mais transformador do que cuidar da primeira infância. É nesse tempo da vida que se constrói o alicerce do ser humano. E nós, do MPC brasileiro, temos o compromisso de garantir que políticas públicas efetivas cheguem às nossas crianças, de norte a sul. Nelas estão o presente e o futuro do país.”

O evento, que prossegue até o dia 29, reúne cerca de 1.000 participantes por dia e busca fortalecer as iniciativas voltadas à primeira infância, discutir políticas públicas para crianças de zero a 6 anos e acompanhar a evolução das auditorias operacionais sobre o tema.

A abertura foi marcada pela palestra magna de Leonardo Boff – “A criança como símbolo da esperança e da promessa de um mundo melhor”. Em seguida, ocorreu a mesa “O II Enapi e o que os Tribunais de Contas podem fazer pela Primeira Infância”, com a participação do Presidente do TCE-MG, Conselheiro Durval Ângelo; do Presidente da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), Edilson Silva; do Presidente do TCMRio e do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Conselheiro Luiz Antonio Guaraná; do Presidente do Instituto Rui Barbosa (IRB) e Conselheiro do Tribunal de Contas do Ceará, Edilberto Pontes Lima; do Conselheiro do TCE-GO e Presidente do Comitê Técnico da Primeira Infância do IRB, Edson Ferrari;  mediada pela Conselheira Cilene Salomão (TCERR).

54748862451 cefe2504de oEdilson Silva durante sua fala. Foto: TCE-MG.

No Enapi também serão divulgadas as conclusões das auditorias coordenadas sobre a primeira infância, realizadas entre abril e junho de 2025. A programação inclui mesas e palestras que abordam o apoio dos Tribunais de Contas aos Municípios na garantia dos direitos das crianças, iniciativas do sistema de justiça, além do lançamento do livro Primeira infância: entre sonhos e desafios, de autoria da Conselheira Cilene Salomão.

Nos próximos dias, estão previstas palestras de especialistas como a Professora e Jornalista Sônia Caldas Pessoa (UFMG), o Ministro Camilo Santana e representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), além de apresentações sobre pesquisas, laboratórios e programas voltados à primeira infância. O encerramento está previsto para o dia 29, com destaque para os resultados das auditorias operacionais e a atualização da Carta de Fortaleza, finalizando com uma apresentação de cordel.

O Encontro reúne Prefeitos, Vereadores, gestores públicos, servidores, colaboradores, Controladorias e representantes da sociedade civil, proporcionando um espaço plural para debates e trocas de experiências sobre políticas e programas voltados ao desenvolvimento integral das crianças no país.