Presidente da Ampcon recebe Conselheiro do TCE-SC

O Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas e Procurador-Geral do Ministério Público de Contas do Estado de Mina Gerais (MPC-MG), Marcílio Barenco, recebeu, nesta terça-feira, 29/9, visita institucional do Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior, atual Corregedor-Geral do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC) e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) (gestão 2024-2025). 

Image_27.jpgO Corregedor-Geral do TCE-SC, Conselheiro Adircélio de Moraes Ferreira Júnior e o Presidente da Ampcon e Procurador-Geral do MPC-MG, Marcílio Barenco. 29 out. 2025. Foto: Simone Pereira Lopes | MPC-MG.

A reunião, realizada na sede do Ministério Público de Contas mineiro, integra as ações de aproximação entre representantes dos Tribunais de Contas e dos Ministérios Públicos de Contas em todo o país, fortalecendo o diálogo interinstitucional e o compartilhamento de experiências voltadas ao aprimoramento do controle externo. 

Adircélio de Moraes Ferreira Júnior é Doutor e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Bacharel em Ciências Contábeis e em Direito. Ingressou no TCE-SC em 2010 e já exerceu os cargos de Presidente, Vice-Presidente e Corregedor-Geral da Corte, além de atuar em funções de destaque no sistema de controle externo brasileiro e em entidades representativas da área. 

Segundo o Presidente da Ampcon, Marcílio Barenco, o fortalecimento do diálogo entre as instituições que compõem o sistema de controle externo é uma prioridade da Associação. 

“A Ampcon tem buscado estreitar laços com todos os Tribunais de Contas do país, consolidando um diálogo permanente e colaborativo. A visita do Conselheiro Adircélio, que também integra a Diretoria da Atricon, reforça essa rede de cooperação que é fundamental para o fortalecimento institucional do sistema de controle externo e para a unidade de atuação em defesa da boa Administração Pública.”