A iniciativa ocorreu na sessão de defesa de dissertação de servidora do órgão, sendo a primeira vez que um parceiro institucional do Programa é convidado a compor a banca de avaliação
Foto: MPC-PAO Ministério Público de Contas do Estado do Pará (MPC-PA) participou, na sexta-feira, 24, da banca de defesa de dissertação do Programa de Pós-Graduação em Direito e Desenvolvimento na Amazônia (PPGDDA) – Mestrado Profissional em Direito – da Universidade Federal do Pará (UFPA). A ocasião marcou a primeira participação de um órgão parceiro institucional do programa em uma banca de avaliação, sendo o MPC-PA representado por seu procurador-geral, Stephenson Victer.
Foto: MPC-PAO programa é desenvolvido pela UFPA em parceria com diversas instituições públicas, entre elas o MPC-PA, com o propósito de promover a produção científica aplicada ao contexto amazônico e fortalecer o diálogo entre academia, Estado e sociedade. A iniciativa busca incentivar pesquisas voltadas à realidade regional e ao aprimoramento das práticas de gestão e desenvolvimento sustentável na Amazônia.
Foto: MPC-PAA defesa avaliou a dissertação da servidora do MPC-PA, Luana Gaia, aprovada com louvor. O trabalho, intitulado “Gamificação como facilitadora do controle social da política pública de transporte escolar do Pará”, foi o produto de dois anos e meio de pesquisa e discussão prática no contexto do acesso à educação no interior do Estado.
“Participar do Mestrado Profissional da UFPA, fruto de convênio com o MPC-PA, foi a realização de um grande sonho. Desenvolvi uma pesquisa que une o Direito, a tecnologia e a cidadania, criando um jogo que aproxima o cidadão dos órgãos de controle e estimula o interesse pelo controle social e pela boa gestão dos recursos públicos”, destacou Luana Gaia.
“A parceria entre o MPC-PA e o PPGDDA é fundamental desde a criação do programa, por ter possibilitado a implementação do primeiro Mestrado Profissional em Direito da Região Norte. Essa colaboração tem contribuído para qualificar os servidores do órgão e estimular pesquisas voltadas à missão institucional do Ministério Público de Contas, como demonstra o trabalho da Luana, de grande relevância social e potencial de transformação na gestão pública”, ressaltou Andreza Smith, orientadora da dissertação”.
Segundo Stephenson Victer, a participação do MPC-PA reforça o compromisso da instituição com a formação continuada, a pesquisa aplicada e a prática institucional.
“Agradeço, em nome do MPC-PA, pela inovadora oportunidade propiciada pelo Programa de compor, como membro profissional, a banca de avaliação de tão relevante trabalho, ápice de uma robusta pesquisa acadêmica bem orientada e sintonizada com o diagnóstico de um problema crônico afeto ao acesso à educação, com interessantíssima proposta de engajamento social e de sua interação com os órgãos formais de controle e com os governos, na busca e encaminhamento das possíveis soluções”.
Fonte: www.mpc.pa.gov.br
